TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica No Trabalho

Artigo: Etica No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 8

Neste trabalho veremos a contabilidade como fundamental para a sobrevivência da empresa, pois com todas as ferramentas que ela nos proporciona, conseguimos equilibrar as finanças, corrigir possíveis erros, avaliar como esta o estoque da empresa, aprimorar os acertos e tambem saber que a empresa é responsável em recolher os impostos obrigatórios para o governo, pois senão arcará com as conseqüências.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O conceito de orçamento diz respeito, de um modo geral, à área das finanças e da economia. O orçamento é, nesse sentido, a quantia de dinheiro que se estima que será necessária para fazer frente a determinadas despesas.

Orçamento também é o valor antecipado/estimado do custo de uma obra ou dos gastos que implicará um determinado projeto: “Ontem, o eletricista veio a minha casa e deu-me um orçamento: disse que a nova instalação não me iria ficar por menos de 150 euros”, “O nosso orçamento para a concepção de uma página web com essas características é de 200 euros, sem contar os gastos de manutenção mensais”.

2.2 ORÇAMENTO GERAL

Em geral o orçamento esta relacionado a um período anual de uma empresa, porem um ano pode ser muito tempo para planejar dependendo da empresa. O orçamento contínuo é baseado em um prazo movente que se estende em função de um prazo fixo. Quando um período termina, outro é acrescentado ao final do ciclo. Ele é elaborado geralmente em 12 meses. Quando o mês atual termina, outro é acrescentado no futuro.

Expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período específico e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas, e também o impacto das decisões operacionais e financeiras. Decisões operacionais lidam com o uso de recursos escassos. Decisões financeiras lidam como obter fundos para adquirir esses recursos. O sucesso do empreendedor é projetar o processo orçamentário para isso é indispensável à comunicação entre os gestores, entre a empresa. Assim são feitas as análises e os planos estratégicos.

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Orçamento Flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais completa das variações.

Este surgiu para solucionar o problema do orçamento estático. Em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial, a empresa admite uma faixa de nível de atividades, onde se situarão volumes de produção ou vendas. A base para elaboração do orçamento flexível é a perfeita separação entre custos fixos e variáveis. Estes estão sujeitos a maior variabilidade.

As variações nas projeções, em relação ao resultado realizado, dificultam a análise da eficiência, seja ela relacionada aos setores, onde os gerentes e empregados não podem ser certamente avaliados e recompensados, ou em relação ao desempenho de toda a empresa. O Orçamento Flexível precisa e necessita de maior participação dos membros da organização. Somente com o crescimento do nível de informação é possível uma aplicação do orçamento flexível com sucesso. Ele oferece as informações necessárias para melhor análise do desempenho de um determinado departamento.

Variações são causadas por diferenças nos planos provocadas por vendas menores ou maiores, ou pelo menos pela expectativa de vendas variáveis.

2.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Impulsiona o planejamento e a implementação estratégica de planos; Proporciona uma estrutura para a avaliação do desempenho. Motiva administradores e funcionários, promove a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa.

2.5 AS QUESTÕES TRIBUTARIAS PARA O ORÇAMENTO

É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer sérias consequências, como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores.

2.6 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTARIA.

O poder de isentar apresenta certa simetria com o poder de tributar. Tal circunstância fornece a explicação do fato de que praticamente todos os problemas que convergem para a área do tributo podem Ser estudados sob ângulo oposto. Assim como existem limitações constitucionais ao poder de tributar, há limites que não podem ser transpostos pelo poder de isentar, porquanto ambos não passam de verso e reverso da mesma medalha..

A isenção tributaria é como se fosse um salvo conduto em que o cidadão que normalmente seria tributado devido a um determinado fato.

Imunidade tributaria é a característica da qual se beneficiam algumas pessoas em virtude de, contra elas, não surgir qualquer tributo. Observe se que não se trata de elas serem dispensadas do pagamento do tributo, mas sim do debito sequer vir a ser constituído.

O artigo 150 VI da constituição federal expressamente afirma que:

• Patrimônio, renda ou serviços uns dos outros;

• Templos de qualquer culto;

• Patrimônio, renda ou serviço dos partidos políticos, inclusive suas funções, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;

• Livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.

A diferença entre isenção e imunidade é que, na primeira, havia uma regra jurídica geral a estabelecer a hipótese de incidência de um tributo, impedida de funcionar, excepcionalmente, em relação as normas de isenção concedidas, enquanto na segunda a regra jurídica que estabelece a hipótese de incidência já nasce delimitada em sua abrangência por ordem constitucional.

2.7 BALANÇO PATRIMONIAL

Uma das principais atividades realizadas dentro da Gestão Patrimonial com certeza é o fechamento do Balanço Patrimonial. A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com