TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame Neurológico, Cabeça E Pescoço

Monografias: Exame Neurológico, Cabeça E Pescoço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Quais os reflexos profundos que podem ser examinados no exame físico neurológico?

Bicipital: Nervo – musculocutâneo, centro reflexo C5-C6. Percute-se o tendão distal do bíceps, e a resposta é a flexão do braço. O nervo responsável é o musculocutâneo.

Tricipital: Nervo – radial; centro reflexo: C6-C8. Percute-se o tendão distal do tríceps, e a resposta é a extensão do braço. O nervo responsável é o radial.

Radial: Nervo – mediano; centro reflexo: C7-C8-T1. Percute-se a face anterior do punho, e a resposta é a flexão dos dedos.

Patelar: Nervo – femoral, L2-L4. Percute-se o tendão da rótula. A resposta é a extensão da perna. O nervo responsável é o femoral.

Aquileu: Nervo – tibial, L5-S2. Percute-se o tendão do calcâneo. A resposta é a flexão do pé. O nervo responsável é o tibial.

Quais os principais aspectos que devem ser avaliados no exame físico da cabeça e pescoço?

Cabeça: Deve ser observada a posição da cabeça do paciente, que deve estar ereta e em perfeito equilíbrio, sem movimentos involuntários. Alterações na postura, inclinação para a frente ou para trás podem indicar doenças do pescoço ou das meninges. Movimentos involuntários ou tremores sugerem parkinsonismo ou coreia; movimento de confirmação, especialmente sincronizado com o pulso, pode estar associado a insuficiência aórtica, e a inclinação da cabeça para um lado pode indicar perda unilateral da audição ou da visão.

Crânio: deve ser observado seu tamanho (micro ou macorcefalia), lesões localizadas, presença de cistos sebáceos, tumores ósseos, hematomas ou nódulos no couro cabeludo. Observar as características dos cabelos (distribuição, quantidade, alterações na cor, higiene, seborreia e presença de parasitas).

Face: Alterações na coloração da pele (palidez, cianose, icterícia), manchas localizadas.

Olhos: Fechamento e abertura das pálpebras, edema palpebral, simetria, presença e distribuição dos pelos (madarose parcial, difusa ou total). Protusão dos globos oculares, desvios e nistagmo. Coloração da conjuntiva (pálida, amarelada, hiperemiada). A superfície da córnea deve estar regular. Lubrificação ocular, mobilidade visual, pupilas.

Nariz e seios paranasais: observar a forma e o tamanho do nariz, sua superfície externa, simetria e movimento das asas do nariz durante a respiração. Verificar a presença de sangue, , secreções, crostas, integridade da mucosa.

Ouvidos: verificar a forma e o tamanho, presença de deformações congênitas ou adquiridas (nódulos, tumorações, e hematomas). Quantidade de serume presente no canal auditivo. Observar a presença de sangue e pus.

Boca: coloração da cavidade bucal e hálito. Observar os lábios e a presença de deformações congênitas ou adquiridas, rachaduras nas comissuras e presença de edema. Inspecionar as gengivas, quantidade e conservação dos dentes, presença de cáries ou lesões. Observar o tamanho e coloração da língua. Inspecionar as tonsilas palatinas que devem se apresentar pequenas ou ausentes. Observar a orofaringe.

Pescoço: observar seu tamanho, conforme o biótipo e sua simetria. Atentar para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com