TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exames De Proteinuria Como é Feito

Pesquisas Acadêmicas: Exames De Proteinuria Como é Feito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  1.218 Visualizações

Página 1 de 2

EXAME DE PROTEINAS TOTAIS COMO É FEITO

Quando há suspeita de alguma disfunção renal o médico pedirá pra se realizar o exame de proteinuria ou proteína total, que deverá ser realizado da seguinte maneira:

A urina deverá ser colhida num espaço de 24h, ou seja, o paciente deverá ser orientado a se fazer a coleta corretamente para que não haja erro. Para evitar constrangimento é bom orientá-lo para que este seja feito em um final de semana, pois, se pessoa for sair deverá levar o recipiente consigo.

O melhor meio de se fazer a coleta é escolher um horário da manhã em que o paciente acorde e orientá-lo para que se despreze a primeira urina, por exemplo, se o paciente acorda às 8h da manhã e vai ao banheiro significa que esta urina deve ser desprezada porque sua bexiga deve ser esvaziada a fim de se começar a coleta. Toda gota de urina deve ser coletada, ou seja, se o paciente for evacuar deve ser orientado a não urinar, se for tomar banho não pode urinar etc.

O recipiente deve ser armazenado em temperatura ambiente ou em geladeira após a coleta este pode permanecer até 48h em temperatura ambiente, porém quanto mais cedo este for levado ao laboratório melhor.

A fim de se descobrir se há proteína na urina realiza-se a eletroforese de proteínas. Quando encontrada proteína na urina é realizada a eletroforese de alta resolução capaz de separar 95% da massa de proteínas totais. As proteínas são separadas de acordo com suas respectivas cargas elétricas em gel de agarose especifico.

Conclusão

Conclui-se que sempre que um médico estiver suspeitando que seu paciente está com algum problema renal, ele dentre outros exames provavelmente pedirá o exame de proteinuria onde é observado na urina se há proteína fator este que indica possíveis problemas renais.

A forma de coleta de urina para o exame deve ser muito bem explicada ao paciente para que não haja erro no resultado final.

No laboratório o profissional usará a eletroforese para se detectar proteínas na amostra,procedimento este já visto em aula prática ministrada pelo professor .

REFERÊNCIAS:

URINA DE 24H COMO COLHER;Pinheiro.P,disponível em: http://www.mdsaude.com/2010/09/urina-24-horas

TESTES LABORATORIAIS PARA AVALIAÇAO DO COMPONENTE MONOCLONAL Bottini.P.V ; disponível em: www.scielo.br/scielo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com