TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Envolvendo Calorimetria

Exames: Experimento Envolvendo Calorimetria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 3

2°experimentro (Bexiga na garrafa)

Assuntos envolvidos:

• Pressão

• Variação de temperatura

• Propagação de calor

Fenômeno

Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. A pressão é a força exercida por unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, consequentemente a pressão também aumentará. A atmosfera tem massa e, portanto, tem peso. O peso da atmosfera comprime cada centímetro quadrado de tudo que está imerso.

Apesar de estarmos sujeitos à pressão atmosférica não a percebemos. Por exemplo, a pressão atmosférica atua em nosso corpo no sentido de diminuir seu volume. No entanto, os fluidos no interior do corpo exercem pressão de dentro para fora de forma a neutralizarem a ação da pressão externa. Se por ventura a pressão em um dos lados aumentarem ou diminuir relação ao outro lado, o equilíbrio será rompido e o volume do corpo irá variar.

Há vários experimentos que nos permitem ver a pressão atmosférica em ação. Um deles é o da bexiga que entra na garrafa.

Explicação

Como a garrafa sem tampa é um sistema aberto, quando colocamos água quente dentro do recipiente o ar proveniente no seu interior se expande aumentando a pressão no interior da garrafa. A colocação da bexiga na boca da garrafa veda completamente a passagem de ar de volta para dentro do recipiente. À medida que o ar na garrafa fechada esfria, sua pressão tende a diminuir, pois agora a garrafa é um sistema fechado. Como isso gera desequilíbrio em relação à pressão atmosférica, que fica maior, há uma tendência natural de retorno ao equilíbrio. Para isso, há necessidade de entrada de ar para dentro da garrafa, o que não é possível por causa da bexiga que veda a passagem do ar. Mas não por muito tempo. Quanto mais o ar da garrafa esfria, maior fica a diferença de pressão em relação ao exterior e mais pressionada fica a garrafa, que tenta impedir a entrada do ar. Mas há um momento em que ela não mais conseguirá impedir a passagem de ar. Como a bexiga é flexível, ele se deforma e é forçado a entrar na garrafa para proporcionar o retorno da pressão na garrafa ao equilíbrio com a pressão atmosférica.

Aquecer a garrafa para aumentar a pressão em seu interior. Com isso, o ar preso na garrafa tentará se expandir o que aumentará a pressão interna, tornando-a superior à pressão atmosférica. Para escapar, o ar vai precisar expelir a bexiga da garrafa.

Matérias necessárias:

-Panela para ferver a água

- Garrafa de vidro ou plástico

- Vasilha

- Funil

- Bexiga

Procedimento

1° passo- Usar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com