TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentos Inorganicos

Ensaios: Experimentos Inorganicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  1.315 Visualizações

Página 1 de 8

3ª. AULA – REAÇÕES DOS METAIS ALCALINOS TERROSOS

Procedimento:

1)Propriedades redutoras do magnésio:

a) colocar aparas de magnésio em dois tubos de ensaio. Ao primeiro adicionar 5 mL de água e 2 gotas de fenolftaleína. Ao segundo adicionar 5 mL de HCl 0,5 M.

b) pegar fitas de magnésio, aquecer uma a uma em fogo direto no bico de Bunsen e colocar o resíduo da queima em uma cápsula de porcelana. O Mg queima com chama brilhante. Ocorre a formação de um pó de cor branca de óxido de magnésio.

c) guardar o produto obtido para o ensaio seguinte.

2)Óxidos e hidróxidos de Mg e Ca:

a)adicionar um pouco de água destilada ao cadinho ou cápsula que contém o óxido de magnésio obtido na primeira experiência (item 1b). Agitar com uma bagueta de vidro e adicionar gotas de fenolftaleína. Observar a coloração da solução.

b)Aquecer num cadinho de porcelana sob um triângulo de porcelana uma ponta de espátula de carbonato de cálcio, na chama do bico de Bunsen por 30 minutos. Assim que esfriar, adicionar um pouco de água ao cadinho, agitar com uma bagueta e colocar algumas gotas de fenolftaleína. Observar a cor da solução.

3)Sulfatos dos metais alcalinos: colocar em quatro tubos de ensaio, respectivamente, 5 mL de solução 0,1 M de cloreto de magnésio, cloreto de cálcio, cloreto de estrôncio e clorto de bário. Adicionar a cada um deles 1 mL de solução de ácido sulfúrico 0,1 M. Observar quais sais formam precipitados.

4ª. AULA – HALOGÊNIOS

Procedimento:

Colocar no balão (A) 2 pontas de espátula de MnO2 e no funil de separação (B) 15 mL de ácido clorídrico concentrado. Colocar no tubo de ensaio (C), 2/3 do volume do tubo de água destilada. Gotejar o ácido clorídrico sobre o MnO2, haverá reação imediata, com liberação do cloro que sai pelo tubo lateral e vai borbulhar na água do tubo (C), formando água de cloro. Se a velocidade da reação for lenta, fornecer aquecimento moderado através do bico de Bunsen. A água de cloro será utilizada para obtenção de bromo e iodo nos itens 1 e 2 a seguir.

1) Obtenção do bromo: o bromo será obtido a partir da reação entre água de cloro (preparada no item anterior) e solução de brometo de potássio, usando o clorofórmio como solvente para o bromo. O brometo será oxidado a bromo pelo cloro, uma vez que o cloro é mais eletronegativo que o bromo, ou seja, mais ativo que o bromo. Num tubo de ensaio colocar 2 mL de solução de KBr. Adicionar 2 mL de água de cloro. Agitar. Observar. Juntar 1 mL de clorofórmio. Agitar e observar.

2) Obtenção de iodo: o iodo será obtido a partir da reação entre água de cloro (preparada inicialmente) e solução de iodeto de potássio, usando o clorofórmio como solvente para o iodo. O iodeto será oxidado a iodo pelo cloro, uma vez que o cloro é mais eletronegativo que o iodo, ou seja, mais ativo que o iodo. Num tubo de ensaio colocar 2 mL de solução de KI. Adicionar 2 mL de água de cloro. Agitar. Observar. Juntar 1 mL de clorofórmio. Agitar. Observar.

3) Solubilidade do iodo: a) colocar num tubo de ensaio um cristal de iodo e 3 mL de álcool etílico. Observar a solubilidade. B) colocar num tubo de ensaio um cristal de iodo e 2 mL de água. Agitar e observar a solubilidade. Adicionar ao mesmo tubo 3 mL de solução de iodeto de potássio. Agitar e observar.

5ª. AULA - PREPARAÇÃO DO ÁCIDO CLORÍDRICO (MONTAR NA CAPELA)

Procedimento:

(CAPELA): pesar cerca de 15 g de cloreto de sódio e transferir para o balão (A). Colocar 40 mL de ácido sulfúrico concentrado (CUIDADO) no funil de separação (B) e 250 mL de água destilada no kitassato (C). Gotejar o ácido sulfúrico sobre o cloreto de sódio controlando o fluxo de gás pelo borbulhamento do mesmo na água contida no kitassato (C). Pouco antes que se esgote todo o ácido sulfúrico, feche a torneira do funil e aqueça o banho de areia a fim de completar a reação. Quando a velocidade de borbulhamento diminuir, retire o kitassato e desligue o bico de Bunsen. Despeje a solução de HCl obtida numa proveta e com o auxílio de um densímetro, medir a densidade da solução. Faça um teste de pH com papel indicador Universal. Coloque 3 mL da solução obtida num tubo de ensaio e acrescente algumas gotas de solução de nitrato de prata 0,1 M.

6ª. – AULA PREPARAÇÃO DO ÁCIDO BROMÍDRICO

Procedimento:

Pesar cerca de 24 g de brometo de potássio e transferir para o balão (A) adicionar 50 mL de água destilada, agitar com uma bagueta de vidro até dissolver completamente o brometo de potássio em água. Resfriar a solução numa cuba com gelo (C) e através de um funil de separação (B) adicionar lentamente 18 mL de ácido sulfúrico concentrado (CUIDADO: Não deixe a temperatura elevar-se acima de 75oC, pois com o aquecimento haverá a oxidação do ácido bromídrico formado a bromo). Completada a reação, o sulfato ácido de potássio que precipitou é removido por filtração a vácuo, sendo o filtrado a solução de HBr desejada. Teste de Identificação – usando o filtrado (solução de HBr), faça um teste de pH com papel indicador Universal. Faça também um teste de brometo usando solução de nitrato de prata 0,1 M.

7ª. AULA - OBTENÇÃO DE OXIGÊNIO

Procedimento:

1) pesar cerca de 5,0g de clorato de potássio e 1,5 g de dióxido de manganês, misturar as substâncias. Transferir a mistura para um erlenmeyer e montar a aparelhagem mostrada acima. Aquecer com cuidado, no início com uma chama bem fraca, aumentando gradativamente a temperatura. Deixar o gás borbulhar na água durante 20 a 30 segundos e só então recolher num tubo de ensaio previamente cheio de água; tampar o frasco sob a água. Retirar da água o tubo de desprendimento e só depois desligar o bico de Bunsen. A presença de oxigênio será determinada através da combustão do enxofre, feita da seguinte maneira: aquecer com bico de Bunsen uma colher de ferro contendo um pouco de enxofre em pós até surgir uma chama azul, e, então, introduzir a colher no tubo de ensaio que contém o oxigênio. Observar. Adicionar 1 mL de água destilada e verificar o valor do pH da solução com papel indicador.

2) Obtenção do oxigênio através da reação entre permanganato de potássio e peróxido de hidrogênio: num kitassato de 500 mL colocar 3,0 g de permanganato de potássio e adaptar um funil de separação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com