TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exploraçao Do Movimento No Plano

Projeto de pesquisa: Exploraçao Do Movimento No Plano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Este relatório contém experiências realizadas em sala de aula com: Um lançador de projeteis equipado com um sensor, uma esfera, uma fita métrica e um suporte, com o intuito de explorar o movimento no plano.

Objetivo teórico

O experimento tem como objetivo medir o tempo e a distância que uma esfera maciça de metal leva até cair em uma superfície.

Procedimento experimental

Regulagem do equipamento

O primeiro passo tomado em nossa experiência, foi fazer a regulagem do equipamento utilizado. Primeiro regulamos a inclinação do lançador de projeteis, que deve ficar entre 〖30〗^o e 45°em seguida regulamos o suporte onde a esfera de metal cairia em nosso experimento, e logo após regulamos o sensor.

Utilização de folha de carbono

O segundo passo do nosso experimento foi a utilização de uma folha de carbono que foi colocada na base do suporte onde a esfera deveria cair, o carbono funcionaria como demarcador para que soubéssemos o exato local em que a esfera caísse.

A utilização do canhão

Estando tudo regulado e pronto podemos começar o experimento. Colocando a esfera dentro do atirador de projeteis e atirando-a conseguimos a velocidade e o local onde a esfera caiu, a velocidade conseguimos pelo fato de que no lançador está acoplado um sensor. Uma vez com esses dados, repetimos o experimento cinco vezes para conseguirmos dados necessários.

Utilização da fita métrica

Depois de fazermos os lançamentos medimos a distância da base onde a esfera caiu com o canhão.

Tratamento de dados

Nessa parte do relatório com os valores de x^', y_0^' e θ_o iremos calcular a velocidade inicial v_o em que a esfera foi lançada e a distância que ela percorreu até tocar a base do suporte.

1^o Calcular a velocidade inicial v_(o )da esfera lançada.

y_o^' = 28 cm

X’ = 96 cm

θ_0= 45

t = 0,6054

96 = v_0. 0,4281178

v_(o )= 2,24 m/s

2^o Demostrar que o tempo de queda livre de uma esfera é o mesmo do de uma esfera de mesma massa m, ao cair de uma mesa de altura h.

R: Como a aceleração é a mesma a esfera que foi rolada da mesa ao sair de contato com a mesma sofre a força da gravidade que é continua e assim as duas esferas caem em mesmo tempo.

Conclusão

Com base nos resultados encontrados foi possível obter com clareza as medidas exatas da velocidade e da distância, alcançadas por meio do experimento realizado em sala. Também foi concluído que duas esferas uma lançada de uma mesa e a outra deixada em queda livre, levam o mesmo tempo para se chocarem com o solo isso se deve a aceleração da gravidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com