TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Plano de aula: Ginástica Rítmica e Movimentos com Fitas

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  2.720 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Plano de aula: Ginástica Rítmica e Movimentos com Fitas

As informações contidas neste relatório norteiam uma síntese das atividades de Ginástica Rítmica e Movimentos com Fitas, desenvolvidas com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I do Centro Educacional Geração Futura, no dia 14 de outubro do ano corrente, práticas efetivadas nas imediações da Quadra Poliesportiva do Município de São Caitano/PE.

As atividades iniciaram-se de forma tranquila, onde a expectativa era imensa, por  parte de todos envolvidos nesta prática esportiva. Incógnitas surgiam: Como será o componente? O que o professor irá ensinar?  A primeira impressão foi a de que os alunos certamente já tinham ideia do que estava pré-estabelecido a partir da solicitação dos materiais para a confecção do aparelho fita.

Entretanto, ocorreu antes de tudo, uma breve apresentação de minha formação acadêmica anterior, bem como o curso superior  atual, e depois disso houve a seguinte indagação: O que as crianças compreendiam por Ginástica?

De fato, surgiram, o que era esperado, divergências e diversas opiniões, que concluiu-se, no entanto, que a Ginástica resume-se em “corpo em movimento aliado a reflexão”. Em seguida, discutimos um pouco acerca da teoria do conhecimento, destacando a sua importância simultânea com as abordagens da Educação Física.

Posteriormente, destacou-se através de imagens dos grandes personagens históricos no cenário da Ginástica Rítmica, tais como: Rudolf Bode, Jacques Dalcroze,  Isadora Duckan e Rudolf Van Laban. E dentro deste contexto, concluímos a Ginástica Rítmica como uma modalidade esportiva na qual insere e trabalha movimentos corporais, utilizando-se de instrumentos, como: bola, arco, maças, corda e fitas. Movimentos esses que apresentam uma série de expressividade, criatividade, beleza, entrosamento com a música, trazendo consigo a harmonia do homem com o mundo que o cerca.

É função primordial dessa modalidade estimular, desenvolver o corpo em sua totalidade, através de movimentos corporais naturais, moldados e aperfeiçoados pelo ritmo, bem como das capacidades psicomotoras nos três âmbitos: artístico, físico expressivo. Naturalmente essa combinação de movimentos que a caracteriza, é denominado como desporte-arte.

Dado por fim os elementos conceituais apresentados, os alunos em grupo de 5 e munidos do material pré-solicitado, confeccionaram o aparelho de fitas; feito isto, começamos os exercícios de aquecimentos em forma de corrida e posteriormente sem.

Construímos uma apresentação dos elementos corporais da ginástica rítmica (utilizando a fita), onde os mesmo grupos, mediante das vivências e discussões, acompanhados de uma música instrumental, onde introduzimos alguns movimentos característicos desta modalidade, como: atitude: posição em

que a ginasta se apoia sobre um pé enquanto levanta a outra perna e boomerang: movimento em que a ginasta lança a fita no ar e pega de volta. Trabalhamos também os movimentos espirais, balanços, círculos, lançamentos e capturas.

Por fim, foi viabilizado uma atividade lúdica de volta à calma, chamada de “Jogo da Velha”, onde trabalha estimula a capacidade de raciocínio, agilidade e o espírito esportivo da equipe.

Diante desta abordagem, percebemos que o caminhamento com a ginástica na educação física escolar, deveriam ser trabalhadas de forma diferenciada das que geralmente observamos nas escolas. Assim, esperamos que esta proposta metodológica possa contribuir no sentido de incentivar profissionais da área a levar alunos a compreender de forma prazerosa o contato com novas vivências, explorando seus conhecimentos no âmbito da educação física, bem como ampliá-los nas suas ações cotidianas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (295.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com