TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exploração do trabalho

Por:   •  5/6/2017  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade de Brasília – UnB

Instituto de Ciências Humanas – IH

Departamento de Serviço Social – SER

Seguridade Social 1 - Previdência Social

- Até quando o trabalho humano suportará tal exploração degradante? O trabalho antes sendo a base da subsistência humana, onde se produzia apenas o necessário para sua manutenção de vida e para construção e evolução da vida social, sucedeu-se que, após progredir, conforme seu desenvolvimento massivo fora se intensificando e se transformando em fonte exploradora de mão-de-obra, a relação entre o trabalho, a força de trabalho e, juntamente, a exploração dos menos favorecidos também foi aumentando gradativamente. Os interesses lucrativos provindos do sistema capitalista converteram o trabalho concreto e, como resultado, o abuso do trabalho humano se tornou consequência dessa forma de poder. Sendo esse trabalho imprescindível principalmente para a parte proletária, acaba que a necessidade de trabalho se torna a alternativa para que o trabalhador possa sobreviver, e essa exploração indesejada prossegue enquanto o capitalismo permanecer. Então, para que essa exploração se extinga, faz-se necessário também a cessação desse sistema ou, no mínimo sua reforma. Caso contrário, é provável que a exploração permaneça e, por questões de inevitabilidade, o trabalhador continue sendo obrigado a suportá-la.

- Trabalho construiu esta sociedade é também capaz de construir a sua liberdade? Como? Uma sociedade trabalhista unida, lutando, negociando ou ao menos se conciliando com o sistema capitalista e impondo suas reformas não só trabalhistas, mas reformas em todos os âmbitos sociais em busca de seus reais direitos, embora não seja simples e fácil, pode ser o primeiro passo para sua liberdade.

- Qual o papel da previdência social na relação capital? A previdência social em seu âmbito geral tem como objetivo constituído por lei de garantia e proteção dos direitos sociais, sendo que, nesse sistema majoritariamente abusivo e que muitas vezes viola esses direitos, ela torna-se impreterivelmente necessária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com