TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extensão Universitária em Tupi - Piracicaba

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.381 Palavras (22 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 22

1. INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste trabalho foi estudar as potencialidades, fragilidades e possibilidades de desenvolvimento territorial do Distrito de Tupi, Piracicaba – SP, a partir de iniciativas do Grupo de Articulação Extensionista “Marechal Rondon” – GAER, ESALQ, USP, do qual sou integrante, desde a sua criação em 2016.

Como objetivo específico:

• Levantar e analisar as potencialidades e fragilidades sociais e ambientais de Tupi, elaborando um conjunto de sugestões de mitigação dos problemas e maximização dos pontos positivos como possibilidades de desenvolvimento territorial.

Os alunos de graduação da ESALQ/USP possuem muitas oportunidades de experiências extraclasses participando de pesquisas em laboratórios, grupos de estudos, estágios em empresas, movimentos estudantis e, principalmente, em grupos de extensão, existindo mais de sessenta deles cadastrados na Seção de Cultura e Extensão local.

Durante a minha graduação em Engenharia Agronômica, tive a oportunidade de conhecer muitas áreas de experiências fora de sala de aula citadas acima, surgindo um grande interesse sobre tais atividade, principalmente, aquelas realizadas em ambientes de comunidade local. Observando, atentamente, o contexto mencionado, tive a clareza de que o tripé que sustenta a Universidade, Ensino, Pesquisa e Extensão, infelizmente, está em desequilíbrio, sendo a última função a mais prejudicada.

Então, evidenciando-se a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, junto com os membros do Grupo de Articulação Extensionista “Marechal Rondon” - GAER, busquei fazer uma investigação sobre o Tupi, contribuindo com informações de estudo de caso do município, realizando uma reflexão com a intenção de que as pesquisas e ensino desenvolvidos na ESALQ sejam aplicados na comunidade piracicabana. O local de estudo foi escolhido devido à evidência de inúmeras questões territoriais e também em função de sua proximidade à área urbana e ao campus, facilitando as visitas técnicas.

1.1. Material e Métodos

Este trabalho teve abordagem de pesquisa social, configurando-se como uma investigação exploratória, descritiva e explicativa.

As pesquisas exploratórias visam esclarecer os assuntos pouco investigados, com a finalidade de maior conhecimento sobre o mesmo, formulando perguntas a serem respondidas à medida em que os estudos ofereçam informações esclarecedoras. Frequentemente é um estudo de caso. Envolve levantamentos bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários com os atores envolvidos. Geralmente é realizado quando o tema é pouco estudado e torna-se difícil formular hipóteses mais precisas. Seria a primeira etapa de uma investigação mais ampla (GIL, 2008).

Já as pesquisas descritivas, segundo Gil (2008), visam a descrição das características de população, fenômeno ou objeto estudado, principalmente, por meio da técnica padronizada de coleta de dados. Pode-se estudar, por exemplo, as características de um grupo, opiniões, atitudes, ou até o nível de atendimento público, condições de habitação ou pesquisas eleitorais. Junto com as pesquisas exploratórias, as pesquisas descritivas são as mais realizadas e solicitadas por instituições educacionais, empresas comerciais ou partidos políticos.

As pesquisas explicativas possuem como finalidade de identificar e estudar as variáveis ou fatores que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo mais complexo, no qual a chance de errar é alta, pois entra no conhecimento da realidade, explicando o “porquê das coisas” (GIL, 2008).

Severino trata sobre a definição de pesquisa de abordagem qualitativa, em que se faz uma vasta análise do conteúdo para alcançar uma profunda interpretação do conhecimento que está sendo pesquisado. Uma pesquisa qualitativa pode contemplar várias metodologias de pesquisa, pois se refere mais a “seus fundamentos epistemológicos do que propeiamente a especificidades metodológicas” (SEVERINO, 2007, p. 123).

Durante o presente estudo, inicialmente foram feitos levantamentos e revisão bibliográfica para obtenção de informações gerais sobre a área de Tupi, porém houve a necessidade de buscar novos dados para construir uma apreciação mais completa. Assim, foram feitas entrevistas com atores sociais muito atuantes no distrito, buscando uma integração social com a comunidade em análise (GIL, 2008).

As entrevistas aplicadas foram semiestruturadas as quais, segundo Gil (2008), são feitas por pautas. Como o próprio nome diz, este tipo de entrevista possui um certo grau de estruturação, sendo guiada pelos pontos de interesse do pesquisador. São feitas poucas perguntas ao entrevistado e ele fica livra para falar sobre o assunto, dentro dos tópicos que são orientados.

2. REVISÃO DE BIBLIOGRÁFICA

2.1. Histórico de Piracicaba

Situado em terras da unidade fisiográfica e morfológica da Depressão Periférica Paulista (figura 1), o povoado de Piracicaba, pertencendo a Vila de Itu, teve a sua fundação dada no dia 1º de agosto de 1767 (SANCHEZ, 1976).

Em 1774 foi constituída como Freguesia, com uma população de aproximadamente 230 habitantes, tendo o propósito de ser um ponto de apoio às embarcações que desciam ao rio Tietê, que partiam de Araritaguaba (atual Porto Feliz), seguindo para as minas auríferas de Mato Grosso e Goiás (BELLOTO, 1979; NEME, 2009).

Figura 1. Relevo do Estado de São Paulo.

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=povoa%C3%A7ao+da+depressao+periferica+paulista&tbm=isch&source=iu&pf=m&ictx=1&fir=0GHP6GLaKJFUwM%253A%252CwNxEKvRQzUK85M%252C_&usg=__vrzdlt8XmJzg0Q6ohim3zghJd7Q%3D&sa=X&ved=0ahUKEwjF9bin35bXAhWGWpAKHX5XDHIQ9QEIQjAG#imgrc=XL_KOSzUrJwXzM:<acesso29out2017>

No dia 29 de novembro de 1821, a freguesia foi elevada a categoria de Vila, agora Vila da Constituição em homenagem à promulgação da Constituição Portuguesa, ocorrida naquele ano. O período da década de 1830 foi de expansão da Vila, a cultura que predominava era o café, além de plantações de arroz, feijão, milho, algodão, fumo e pastagens para criação de gado. Piracicaba já se tornava um forte centro de produção de alimentos. Enfim, em 1856, a Vila Nova da Constituição passou a ser um munícipio e, em 1877, por meio do então vereador Prudente de Moraes, que seria o primeiro presidente civil do Brasil, o município

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com