TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração Da Trimisritina

Monografias: Extração Da Trimisritina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

A especiaria noz moscada, Myristica fragans, é utilizada desde muito tempo no preparo doméstico de alimentos e chás curativos e atualmente pela indústria farmacêutica e de alimentos. Este produto está relacionado a diversos efeitos controversos, podendo promover a cura de sintomas patológicos do aparelho digestório e respiratório ou causar efeitos psicoativos por consumo abusivo. No preparo de alimentos é empregada por seu sabor picante e caráter conservador (antimicrobiano e antioxidante).

Lembrar a importância de alguns condimentos para o desenvolvimento econômico, cultural de civilizações antigas, como a pimenta-do-reino, o cravo-da-índia, a canela, o curcuma longa, o orégano, gengibre e noz-moscada, e alguns de seus usos nos dias de hoje, como corante alimentício (curcuma longa), o uso da química sintética que pode trazer benefícios ou malefícios, como a conversão, por meio de reações químicas, do safrol (presente na noz-moscada), em ecstasy (droga sintética altamente danosa à saúde e conseguida com poucos recursos), a grande quantidade de carboidratos principalmente o considerável teor de amido apresentado pelos rizomas do gengibre é de grande utilidade para a indústria.

A noz-moscada empregada principalmente como condimento alimentar, contém 25 a 40% de óleo fixo e 8 a 15% de óleo volátil. A trimiristina (Figura 1) um dos componentes da noz moscada é um triacilglicerol cujo único ácido graxo é o ácido mirístico (C13H27CO2H). Está presente no óleo fixo da noz moscada, sendo a massa de óleo cerca de 20% a 40% da semente e a massa de trimiristina aproximadamente 73% da massa de óleo. A fusão da trimiristina ocorre à temperatura de 54ºC a 55ºC.

O constituinte lipídico majoritário da noz-moscada é a trimiristina, uma gordura, que se encontra no estado sólido à temperatura ambiente, um triacilglicerol (lipídio saponificável), de cuja hidrólise se obtém o ácido mirístico (ácido graxo saturado, C14H28O2), que pode ser utilizado como substituto da manteiga de cacau.

O objetivo da primeira prática foi à extração do líquido da noz moscada e esta para esta extração foi usada a noz moscada moída (Figura 2) do supermercado e o diclorometano foi utilizado como solvente neste procedimento.

No segundo experimento o objetivo foi de retirar a trimiristina da noz e calcular seu rendimento, tudo isso por meio da destilação.

No terceiro experimento foi utilizado o Tubo de Thiele e o objetivo foi obter o ponto de fusão da substância (trimiristina) e com isso observar a pureza da especiaria.

No quarto experimento o objetivo foi realizar a transformação da trimiristina obtida pelo método de saponificação.

2. Resultados e Discussões

Depois da extração foi obtido um líquido amarelo e oleoso. Após a destilação, foi obtido um pó branco e ao mesmo foi adicionada acetona gelada para que ocorresse a retirada de impurezas na hora da filtragem. Depois de ter feito a extração e a destilação foi obtido o rendimento de trimiristina na amostra (Quadro 1).

Este valor de rendimento percentual é aceitável, pois o valor encontra-se entre 14,6% a 29,2% faixa na qual algumas fontes julgam como valores ideais de trimiristina.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com