TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILO MOLLUSCA

Tese: FILO MOLLUSCA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Tese  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 6

FILO MOLLUSCA

O nome Mollusca é derivado da palavra em latim MOLLUSCUS, que significa mole. Uma das características mais distintas é o corpo interno mole que contrasta com uma concha exterior dura. São protostomados, de uma simetria bilateral e celomados (com celoma reduzido).

Entre os Mollusca estão incluídos os animais conhecidos por caramujos, caracóis, lesmas mexilhões, ostras, vieiras, lulas e polvos.

Dentre todos os filos reconhecidos até agora, este é o primeiro a apresentar CELOMA, ou seja uma cavidade no corpo originada a partir do 3º folheto embrionário, a MESODERME. No caso dos moluscos essa cavidade tem origem a partir de fendas de um agregado de células mesenquimais que constituem faixas mesodérmicas sólidas, recebendo esse processo a denominação de ESQUISOCELIA (Ruppert & Barnes, 1996) .

Os Mollusca constituem um grupo monofilético e as sinapomorfias indicadas por Ruppert et. al (2005) com base em estudos de vários autores são: presença de manto com espículas calcárias; rádula; pé com músculos retratores pedais pares; brânquias bipectinadas; e sistema nervoso tetraneuro. O MANTO é uma área ampla de epitélio dorsal com cutícula engrossada, que produz espículas ou uma ou mais conchas calcáreas: usualmente expande-se em dobras periféricas que protegem as áreas laterais do corpo, algumas vezes cobrindo-o completamente. A RÁDULA localiza-se na cavidade bucal e é formada por uma faixa de dentes quitinosos curvos tendo como principais funções a raspagem e coleta de alimentos.

O filo dos moluscos é o segundo maior filo animal com mais de 100000 espécies vivas,e, é um importante filo na linha evolutiva dos invertebrados protostómios. Os moluscos têm larga distribuição espacial e temporal, apresentando um registro fóssil contínuo desde o período Cambriano, com numerosas espécies abundantes como indivíduos e de grande importância ecológica.

O filo Mollusca compõe-se de sete classes: APLACOPHORA, POLYPLACOPHORA (QUÍTONS), MONOPLACOPHORA, SCAPHOPODA (DENTÁLIOS), BIVÁLVIA (MEXILHÕES, OSTRAS E VIEIRAS), GASTROPODA (CARACÓIS E LESMAS) E CEPHALOPODA (LULAS E POLVOS) (Ruppert & Barnes; Brusca & Brusca, 2003)

Apesar da maioria ser marinha, caracóis e lesmas invadiram os meios de água doce e terrestre. Juntamente com os artrópodes, os moluscos apresentam a maior variedade de adaptações ao meio de todos os invertebrados. A maioria dos moluscos é de vida livre, movendo-se lentamente e em relação íntima com o substrato.

Lula

Apesar da enorme variedade de formas, os moluscos possuem um conjunto de características básicas comuns:

Simetria bilateral – em alguns casos a simetria é alterada durante o desenvolvimento embrionário, por fenômenos de torção;

Corpo mole – geralmente coberto por uma concha calcária, produzida pelo manto. O corpo pode ser dividido nas seguintes partes:

Rádula vista ao M.E.

A Cabeça contém gânglios nervosos associados a órgãos dos sentidos por vezes complexos. A boca apresenta uma rádula membrana sobre a qual se dispõem filas de dentes córneos virados para trás, que funciona como um raspador para retirar alimentos.

Massa visceral – concentra a maioria dos sistemas (digestivo, excretor, reprodutor, etc.):

Pé – órgão musculoso utilizado na locomoção, captura de presas, natação, etc., pelo que pode ser extremamente modificado;

Manto – prega de tecido da parede dorsal do corpo que recobre a massa visceral e contém glândulas que segregam a concha. O manto delimita uma cavidade, do manto, onde se localizam os órgãos respiratórios;

Sistema digestivo é completo, com boca e ânus, e com órgãos diferenciados (faringe, esôfago, estômago, intestino e glândulas digestivas anexas); – exceto nos cefalópodes, o sistema circulatório é aberto, ou seja, parte do trajeto do sangue é feita fora de vasos sanguíneos, em espaços designados lagunas, o que para animais de movimento lento será suficiente. O coração localiza-se dorsalmente;

A grande maioria dos moluscos apresenta os sexos separados, com fecundação externa nos animais aquáticos. Algumas espécies, no entanto, apresentam fecundação interna ou metamorfoses.

CLASSE APLACOPHORA

São moluscos marinhos, vermiformes que não possuem concha, cabeça, manto ou pé. Possuem apenas uma cutícula recoberta com espinhos calcáreos

CLASSE POLYPLACOPHORA

São moluscos simétricos, bilalerais, possuem 8 placas calcáreas. O Poliplacophora são animais conhecidos como quítons. São considerados como um dos ramos mais basais na linha evolutiva dos moluscos, com placas calcárias dos aplacóforos. O nome do grupo está relaciona à presença de placas, que são dorsais e em número de oito; já foram registrados indivíduos anômalos com cinco a sete ou nove placas, mas são raros. Existem cerca de 800 espécies viventes, cerca da metade em águas rasas, sendo muito comuns na zona entremarés onde vivem fixadas às rochas.

CLASSE CEPHALOPODA

Entre os cefalópodes encontram-se os maiores, mais rápidos e mais inteligentes de todos os invertebrados. Podem apresentar tamanho relativamente reduzido, cerca de 2 a 3 cm de comprimento, ou atingir os 16 metros (dos quais 10 correspondem aos tentáculos) ou mesmo mais, das lulas gigantes.

Os cefalópodes primitivos apresentavam concha externa, mas atualmente apenas um gênero a conserva. Os restantes apresentam apenas um vestígio interno, ou perderam-na totalmente.

Aparentemente são um grupo em declínio do ponto de vista evolutivo, consistindo apenas em 660 espécies atuais.

Os cefalópodes apresentam o pé transformado em tentáculos, oito ou dez, providos de ventosas e que rodeiam a boca. Nos chocos, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com