TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISICO QUIMICA

Trabalho Universitário: FISICO QUIMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

1 - PRÍNCIPIOS FÍSICO-QUÍMICOS EM FARMÁCIA

O estudo da físico-química em um curso de Farmácia fornece uma base conceitual para as diferentes áreas dentro da química, física, tecnologia e da biologia ao analisar sistemática e quantitativamente conceitos centrais como energia, equilíbrio, transformações, espontaneidade e velocidade de reações, contribuindo assim para fornecer subsídios necessários para muitos dos procedimentos técnicos do dia-a-dia profissional (D. Attwood, 2003).

A físico-química em farmácia se baseia em poucos conceitos centrais e suas interrelações, apresenta um caráter especialmente matemático, é uma ciência com poucos pressupostos genéricos aplicados a contextos bem específicos, e a matemática auxilia o caminho desde a base teórica até a aplicação, com a ajuda da matemática é possível entender as relações entre as grandezas físico-químicas e aplicá-las a situações concretas. É muito importante compreender os cálculos aplicados à físico-química, pois é uma ferramenta necessária tanto à dedução de formulas, quanto a aplicação e a contextualização dos princípios e dos conceitos na metodologia farmacêutica (Patrick J. Sinko, 2008).

As observações que a físico-química organiza e explica são sintetizadas pelas leis científicas. Uma lei é um resumo de uma experiência aplicada. Assim, existem, por exemplo, as leis da termodinâmica, que explicam as relações entre determinadas propriedades das transformações da energia. Também existem as leis da mecânica quântica, que relacionam observações do comportamento individual de cada partícula, das moléculas, átomos e partículas subatômicas, e um grande número de teorias físico-químicas, como as de equilíbrio químico, estrutura atômica e velocidades de reação (D. Attwood, 2003).

A disciplina para farmácia é central para os estudos farmacêuticos, pois compreende a análise da formulação de drogas e os processos pelos quais elas são projetadas, manufaturadas e liberadas no corpo. O conhecimento da farmacologia da droga é crucial não somente para a projeção de um sistema adequado de liberação, mas também para a prática farmacêutica (D. Attwood, 2003).

Procura-se relacionar a físico-química do fármaco ou sistema de drogas de uso clínico, preocupando-se com situações básicas, desde a sua formulação até seu campo de ação e suas formas de controle. Adesão, desagregação, dissolução, velocidade de dissolução, estabilidade, difusão, partição, agregação, ionização, interação com a água e interação com outras moléculas estão entre os temas detalhadamente explicados. Problemas especiais das vias de administração de formulações específicas também são considerados de um ponto de vista físico-químico. Outro aspecto importante levado em consideração é o estudo físico-químico de substâncias adjuvantes, como agentes tensoativos e polímeros, presentes em grande maioria das drogas. (D. Attwood, 2003)

2 – PRÍNCIPIOS FÍSICO-QUÍMICOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

A indústria farmacêutica transforma, em um primeiro momento, intermediários químicos e extratos vegetais em princípios ativos, denominados farmoquímicos, os quais, com base em processos físico-químicos, são convertidos em medicamentos finais para o tratamento e prevenção de doenças no ser humano. Também é possível a obtenção de medicamentos pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com