TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISQUI - Prática Solubilidade

Ensaios: FISQUI - Prática Solubilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

1. Equilíbrio em Solução Saturada

No primeiro bécher do procedimento 1, contendo 20 mL de água destilada e uma pequena quantidade de NaCl, não se observou nada de diferente ao homogeneizar a solução e acrescentar HCl concentrado. A quantidade de NaCl foi totalmente solubilizada, e a adição de um ácido não provocou a diminuição da solubilidade. Logo, a solução final foi uma solução insaturada.

No segundo bécher, a quantidade de NaCl adicionada já fora uma quantidade em excesso, tornando a solução saturada. Com a adição de HCl a reação se deslocou no sentido indireto, afim de minimizar a perturbação causada pelo ácido, buscando um equilíbrio, formando assim mais precipitado.

2. Influência da concentração na precipitação

Após a mistura de 5 mL de Pb(NO3)2 0,10 mol/L e 5 mL de KI 0,20 mol/L observou-se uma mudança na coloração, indo de incolor para amarelo e houve, também, a formação de precipitado. A partir dos cálculos feitos foi possível ver que essas alterações se devem à formação de PbI2, produto da reação entre o Pb(NO3)2 e o KI. Por ser pouco solúvel, o PbI2 precipita.

I. PbI2(s)  Pb2+(aq.) + 2NO3 -(aq.) II. KI(aq.)  K+(aq.) + I-(aq.)

III. PbI2(s)  Pb2+(aq.) + 2I-(aq.)

Q = [Pb2+] [I-]

Kps = 6,7x10-9 Q = [0,05][0,10]

Q>Kps Q = 5,0x10-4

Exp. 1 Concentração KI inicial (mol/L) Concentração Pb(NO3)2 inicial (mol/L) Fator de diluição Concentração KI de mistura (mol/L) Concentração Pb(NO3)2 de mistura (mol/L) Produto Iônico PI

1 0,20 0,10 1:10 0,20 0,010 5,0x10-4

Em seguida colocou-se cerca de 5 mL da solução diluída de Pb(NO3)2 e 5 mL da solução diluída de KI e agitou-se. Observou-se a formação de um precipitado e a coloração ficou amarela. Após isso transferiu-se cerca de um terço dessa solução para um outro tubo e esse foi aquecido. Percebeu-se que após aquecida a solução ficou incolor e o precipitado desapareceu completamente, pois com o aumento da temperatura o equilíbrio se deslocou no sentido direto, e quando foi resfriado não voltou ao que era.

IFRJ

ADRIANA GALDINO - FISQUI

CRISTY ELLEN RIBEIRO, THAÍSE SALLES, TWOANY R. PEDROZA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com