TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho Universitário: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

CASOS CONCRETOS – SEMANA 1

A questão do conhecimento: senso comum e pensamento científico.

Questão discursiva:

Leia o diálogo a seguir.

- Hoje o sol está de rachar!

- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?

- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!

A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.

O que difere senso comum da ciência é que a ciência é baseada em fatos esses por sua vez são testados e tenta comprovar , e na observação através de instrumentos e na razão. Por isso que a ciência é objetiva por basear-se em fatos e ser racional.

Já o senso comum submete-se ao conhecimento adquirido através da observação ocasional, fé, dogmas e supertições não existindo lógica ou razão. Exemplos: Chá de camomila acalma; Cortar os cabelos na lua crescente faz com que os cabelos cresçam mais rápido.

Eu pessoalmente gosto deste todos falam que Guaíba é rio quando na verdade é lago pois só pode ser chamado de rio quando tem sua própria nascente que não é o caso do lago Guaíba.

Questão de múltipla escolha:

A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão? Na natureza tudo se cria, tudo se transforma? E a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?

a) Objetividade e neutralidade.

b) Generalidade e sacralidade.

c) Generalidade e subjetividade.

d) Subjetividade e neutralidade.

e) Generalidade e objetividade – CORRETA

CASOS CONCRETOS – SEMANA 2

A sociedade como objeto de estudo e os usos e abusos da cultura

Questão discursiva:

Em um conhecido episódio da nossa história, Oswaldo Cruz liderou uma campanha de radiação da febre amarela na cidade do Rio de Janeiro. Cientista de grande porte, tendo estudado no Instituto Pasteur, na França, convenceu as autoridades de que era necessário vacinar todos os moradores da cidade. Objetivamente, sua preocupação era a de combater uma epidemia que estava matando grande parte da população carioca.

Entretanto, essa iniciativa não foi bem recebida pela população, que atacava os agentes da brigada sanitária e promoveu uma série de protestos que ficou conhecida como a "Revolta da Vacina". Uma das causas da reação adversa da população foi o fato de que, para aplicar a vacina, os agentes sanitários viam os braços desnudos das moças, considerados objeto de desejo na época, e, portanto, não podendo ser mostrado a estranhos.

Pergunta-se: se Oswaldo Cruz pudesse ter recorrido a um cientista social, como ele poderia ter auxiliado? Analise sob o prisma da objetividade científica e da relação sujeito/objeto os fenômenos acima?

O Fato ocorrido foi em outra época onde temos a divergência de valores e fatos, não posso comentar o caso de uma maneira geral tendo em vista que cada um tem a sua forma de forma de pensamento.

Oswaldo Cruz poderia ter recorrido sim a um cientista social a fim de que ele escrevesse um artigo orientando a população ou até mesmo realizando palestra de conscientização de tal.

Da objetividade cientifica posso dizer que foi uma forma de prevenção da epidemia da época, neste caso posso dizer que salvando vidas se pessoas e famílias. Da relação do sujeito e objeto podemos dizer que as pessoas não queriam a cura por mero conceito cultural de assedio pelo fato da vacina poder ser aplicada no braço desnudo, o que hoje seria inviável, entretanto não posso querer aplicar um valor onde décadas são diferentes e conceitos mudaram.

Questão de múltipla escolha:

A construção de um olhar sociológico se inicia com o estranhamento diante da realidade, ciente de que nossa visão é repleta de prenoções e juízos de valor. Tal postura recusa a interpretação das ações e das relações sociais com base no conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico da sociedade. Identifique, nas opções apresentadas, a que corresponde ao conhecimento sociológico.

(a) Buscar nas próprias experiências a explicação naturalizante dos comportamentos humanos.

(b) Estudar a realidade observada, segundo critérios científicos e metodológicos próprios. - CORRETA

(c) Tomar decisões fundamentadas no conhecimento de adágios e ditados.

(d) Fazer diferentes leituras, tomando por base o senso comum.

(e) Aceitar as explicações biológicas para as ações humanas em sociedade.

CASOS CONCRETOS – SEMANA 3

A sociedade como objeto de estudo e os usos e abusos da cultura

Questão discursiva:

Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:

Em 1883, Franz Boas foi estudar os esquimós e passou um tempo convivendo com eles. O autor fez as seguintes observações no seu diário:

"Frequentemente me pergunto que vantagens nossa "boa sociedade" possui sobre aquela dos "selvagens" e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá-los de cima para baixo. Onde nosso povo, poder-se-ia encontrar hospitalidade tão verdadeira quanto aqui ... Nós, "pessoas altamente educadas", somos muito piores relativamente falando ... Creio que, essa viagem tem para mim uma influência valiosa, ela reside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de toda formação (...)" (Trecho extraído do livro Antropologia cultural/Franz Boas. Celso Castro (org). Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor, 2004).

Identifique e explique que método antropológico foi utilizado pelo autor em sua pesquisa?

Elabore uma análise sobre relativismo cultural a partir das observações feitas por Franz Boas.

O método antropológico usado por ele foi o trabalho de campo. O objetivo da pesquisa de campo era investigar os costumes culturais daquela sociedade. Sua principal ferramenta era a coleta de dados.

Relativismo cultural, por ele chamado, era a forma de estudar sociedades culturalmente desconhecidas com alteridade, compreender a visão do outro com uma valoração na diversidade cultural, e também sem uma visão etnocêntrica, pois ele acreditava que cada sociedade com sua particularidade não deixavam de ser melhor e nem pior que a outra.

Questão de múltipla escolha:

A noção de ‘etnocentrismo’ em Antropologia busca:

a) Designar a ocorrência de uma imprecisão conceitual na teoria antropológica.

b) Expressar o processo de observação dos valores da própria cultura como se fossem únicos ou superiores. - CORRETA

c) Descrever a preeminência da relação entre os termos em qualquer análise antropológica.

d) Apontar para o risco de suspensão moral das categorias de nossa própria cultura.

e) Nomear o processo de construção de conceitos abstratos a partir das representações nativas.

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »