TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS TECNICOS OPERATIVOS DO SERVICO SOCIAL

Por:   •  14/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

SERVICO SOCIAL – FUNDAMENTOS TÉCNICOS OPERATIVOS DO SERVIÇOS SOCIAL

ANDREIA SURIANI - RA 223608

FUNDAMENTOS TÉCNICOS OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL

-INSTITUIÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ESTABELECIMENTO-Desafio 01

-O TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÃO SOCIAIS-DESAFIO 02.

- OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICO-METODOLÓGICOS E ÉTICO-POLITICOS DO SERVICO EM RELAÇÃO ÀS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS-Desafio 03

andreia suriani

FUNDAMENTOS TÉCNICOS OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL

-INSTITUIÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ESTABELECIMENTO-Desafio 01

-O TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÃO SOCIAIS-DESAFIO 02.

- OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICO-METODOLÓGICOS E ÉTICO-POLITICOS DO SERVICO EM RELAÇÃO ÀS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS-Desafio 03

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social do Centro Universitário ENIAC para a disciplina FUNDAMENTOS TÉCNICOS OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL.

[pic 2]

DESAFIO 01

A fim de que o convênio possa ser efetivado com a equipe de saúde da universidade, é necessário que o assistente social conheça com profundidade o seu ambiente de trabalho para que possa propor alguma mudança no tipo de atendimento. É importante realizar um estudo aprofundado das demandas atendidas, consultar os demais profissionais da instituição para que possam dizer se o convênio é relevante ou não, e, principalmente, ouvir os usuários e saber deles os pontos positivos e negativos do convênio. Fazer uma pesquisa na rede de atendimento do município para verificar se existe algum serviço parecido com o da universidade e que seja passível de encaminhamento.

Feito isto, o assistente social elabora um relatório estatístico e descritivo para apresentar para a coordenação, sabendo que, em uma organização, a necessidade de mudança precisa ser apresentada com dados que justifiquem o pedido de mudança no atendimento, a fim de que possa realizar uma conversa mais fundamentada, não somente nos princípios éticos defendidos, mas também apresentar que o convênio responde a várias necessidades do serviço já oferecido. Devem compor na elaboração do relatório não apenas o assistente social, mas todos os sujeitos envolvidos (funcionários, usuários, comunidade, equipe de saúde da universidade) para que cada um possa contribuir de acordo com a sua área.

Dessa forma, a discussão com a coordenação deve ser direcionada para os pontos positivos e benefícios que o convênio com a universidade pode trazer para a organização, tais como: tornar visível para a comunidade os serviços oferecidos, possibilidades de envio de projetos para solicitação de recursos, tornar-se lócus de pesquisa e, assim, permitir que melhorias sejam realizadas.

DESAFIO 02

É importante refletir que para muitas coordenações de instituição a atualização e a qualificação profissional não são relevantes, porque, na visão da gestão, o profissional é um mero executor de políticas sociais e sua atuação se pauta em apenas realizar a parte técnica da execução, ou seja, não é necessário buscar outros meios para refletir acerca das políticas sociais em um sentido mais amplo, com viés crítico.

Inconformado(a) com a decisão da coordenação, pelo fato de não entenderem a complexidade do trabalho do assistente social e a necessidade de buscar sempre a formação continuada para compreender as demandas que chegam para atendimento, visto que estas são fruto da dinâmica da sociedade capitalista e que cada uma tem a sua particularidade, você busca alternativas para reverter a decisão.

Você decide elaborar um documento, fundamentado na teoria social crítica que embasa a formação e a atuação profissional, para explicar à coordenação o que é e o que faz o assistente social, bem como os diversos espaços sócio-ocupacionais em que este profissional pode estar inserido. O ofício tem como objetivo solicitar auxílio para a Secretaria de Assistência Social e para o Conselho Municipal de Assistência Social, para apoiar a capacitação, bem como sugerir para a prefeitura custear essa qualificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (98.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com