TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS METOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

[pic 3]

FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS

DO SERVIÇO SOCIAL

Tutor a distancia: Prof°. Mª. A. S. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Tutor Presencial: Sonia Maria de Andrade

TAUBATÉ – 19/092012

QUESTÕES SOCIAIS NAS MUDANÇAS PÓS REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O primórdio da industrialização ocorre ao mesmo tempo, com a intensificação do processo de urbanização, que em todo o mundo, fábricas e cidades caminham juntas.

O filme “Tempos Modernos” retrata os anos iniciais pós-revolução industrial. Destacando tanto as enfermidades associadas à exagerada mecanização da produção fabril, quantas aquelas decorrentes do crescimento desordenado das cidades ainda em formação.

O início do capitalismo impunha que o excesso de mão de obra fosse uma constante, de forma que os trabalhadores pudessem ser, além de mal remunerados, substituídos a qualquer momento, sem que a produção industrial necessitasse ser interrompida.

De outro lado, as cidades industrializadas exerciam inegável atração aos trabalhadores rurais, que vivenciavam ríspidas condições de trabalho no campo e nenhuma perspectiva de ascensão social. Iniciando assim o desenvolvimento do Ocidente, com todos os seus aspectos positivos e negativos.

Advém que as longas jornadas de trabalho nas fábricas não eram menos exaustivas do que o trabalho agrário, mas eram alienantes, na medida em que cada trabalhador desconhecia todo o processo de transformação da matéria prima bruta em produto final. Diferenciado do trabalho artesanal em que eles estavam habituados, uma vez que eles dominavam integralmente seus ofícios. A fragmentação do processo produtivo, talvez seja o aspecto mais emblemático da revolução industrial.

As precárias condições sanitárias e habitacionais vigentes nas cidades contribuíram para geração de inúmeras revoltas, iniciando a organização dos trabalhadores, para se defender da miséria a que estavam condenados. Essas lutas geraram propostas de transformações sociais que recuperaram as propostas liberais burguesas de igualdade, fraternidade e liberdade.

Relacionado ao sistema capitalista os principais problemas sociais do Brasil são, desemprego, violência, saúde, habitação, educação e desigualdade. Problemas estes que acarretam várias conseqüências. A sociedade precisa intervir, pois ela possui um fundamental papel ativo na busca de soluções para a questão.

É fundamental questionar, exigir ações por parte dos órgãos competentes. O Brasil é um país que cresce economicamente a cada ano, e, necessita urgentemente de ações sérias para solucionar este crescente abismo social.

O MOVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE AO FORTALECIMENTO DO CAPITALISMO

Durante o século XX, a classe trabalhadora realizou uma longa travessia em que conseguiu libertar-se da condição de escravos, a qual estava submetida com o trabalho. Diante disso, era necessário criar novas formas de assistência, capazes de ganhar a aceitação da classe trabalhadora, dando a ilusão paternalista da classe dominadora, ocultando as reais intenções da prática assistencial dirigida: consolidar o modo de produção capitalista e garantir a expansão do capital. (MARTINELLI, 2009).

O fortalecimento da categoria está relacionado às nuances da pobreza que se faziam presentes na realidade da sociedade naquele período, que tinham como base a estruturação da sociedade capitalista.

A causa do desemprego é de ordem estrutural, pois ele é visto pelo sistema econômico como parte do próprio sistema capitalista. Inclui-se outras causas imediatas como as de ordem social, política e econômica. Nos locais onde as taxas de desemprego são maiores, os problemas sociais também aumentam, trazendo graves conseqüências para a sociedade.

A questão da falta de emprego afeta o país de uma forma muito séria, e em especial o trabalhador, ocasionado o desajuste na vida dele enquanto núcleo familiar e cidadão. A primeira coisa que afeta no desempregado é a auto-estima, em conseqüência sua própria identidade, onde muitos ficam deprimidos, ocasionado vários problemas de saúde.

A pessoa sem trabalho interpreta a situação de desemprego somente como algo particular, não consegue ver de que se trata de uma questão social que atinge milhares de pessoas no país. Muitos estudos indicam que o trabalho é um indicador de sobrevivência, daqueles que vivem no sistema capitalista. Uma maneira para reverter à situação de desequilíbrio é ajudar essas pessoas a construírem instrumentos para enfrentar a situação.

PROCESSO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

O Assistente Social é um profissional especialmente habilitado para identificar e atuar em problemas de ordem social (educação, saúde, trabalho, justiça, entre outras áreas), planejando e executando políticas públicas comunitárias, podendo atuar diretamente com os indivíduos, famílias, grupos, empresas e comunidades.

O Serviço Social passa a ter uma significância maior durante a década de 50, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) e outros grupos internacionais empenham em sistematizar e divulgar o Desenvolvimento de Comunidade, para unificar a população aos planos nacionais e regionais de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com