TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Historicos Do Serviço Social

Monografias: Fundamentos Historicos Do Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 7

SOCIEDADE FRENTE ÀS MUDANÇAS SOCIAIS

APÓS A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Tendo um vasto material de pesquisa e também a vivência diária do trabalhador brasileiro, não fica difícil questionar ou até mesmo mencionar as dificuldades do trabalhador. Vamos descrever abaixo alguns exemplos e também considerações do tema abordado para que possamos entender e argumentar todo processo vivido desde a Revolução Industrial até os dias atuais. Espero desenvolver esta Temática com clareza suficiente para o entendimento de todos que tiverem acesso a este relatório.

Os materiais utilizados para este trabalho foram feitos através de pesquisas em web, livros, relatos de pessoas conhecidas que viveram parte desta história e também assistindo o filme Tempos Modernos de Charles Chaplin. Vamos priorizar e focar acontecimentos e também questionar o que pode ser melhorado em nosso trabalho, com uma visão positiva e argumentativa nos temas no decorrer deste. No filme “Tempos Modernos“, podemos citar várias passagens importantes desta trajetória, irei explanar resumidamente o filme para iniciar o nosso questionamento quanto às mudanças almejadas da população brasileira.

O filme inicia com o presidente da fábrica jogando em sua mesa, enquanto vigia seus operários via uma televisão de monitoramento (questionável esta parte, pois na época o mundo não dispunha de tanta tecnologia, algo surreal para época da exibição do filme), o trabalhador de chão de fábrica exerce suas atividades repetidamente e incessantemente, onde peças deslizam em uma esteira sequencial com alguns trabalhadores a frente. Mostrando inclusive o monitoramento até mesmo em áreas restritas como banheiros. No intervalo para almoço vemos Chaplin com movimentos repetitivos do seu trabalho em seu corpo, ou seja, demonstrando todo condicionamento de movimentos repetitivos a qual o trabalhador era submetido.

Temos uma parte do filme na qual é testado uma engenhoca no funcionário (Charles Chaplin, é claro!) e podemos constatar que o operário não tinha escolha alguma, sempre era induzido a fazer o que seus chefes queriam, podemos ver a humilhação e até mesmo a agressão que é nítida nesta parte do filme, uma vergonha! O trabalhador visto como máquina é relatado com clareza na parte em que Charles Chaplin cai em meio às engrenagens, tornando-se praticamente parte deste maquinário... Ao sair deste emaranhado de peças, ele se comporta como robô e sai ajustando tudo que vê pela frente, perdendo o controle de si próprio indo à loucura total. E acaba sendo internado um manicômio e ao sair se depara com uma passeata grevista e sem se dar conta acaba liderando a mesma, e com a chegada da polícia o pobre trabalhador acaba preso e levado a uma penitenciária, onde encontra momentos de dificuldades relatados com certo cinismo e um tom engraçado como foi o filme do início ao fim.

Outra parte importante do filme é preocupação do operário e da classe inferior em levar o alimento para dentro de suas casas, onde mostra um pai reflexivo sentado a uma mesa e sua filha chega com o alimento neste instante. Tendo o desenrolar do filme como cômico e questionável em suas paradigmas. Onde a classe operária será sempre submetida ao processo mecânico das indústrias e descartada como objeto quando se não faz mais necessário e rentável para classe dominante das Empresas, Fábricas e Indústrias no mundo no qual vivemos submetidos a trabalho de risco e até mesmo trabalho escravo, acredite se quiser. Houve melhoras sim não podemos negar mais ainda há muito que pode ser feito. Hoje o trabalhador tem direitos (Fundo de Garantia, Aposentadoria, Afastamentos seja ele por doenças ou acidentes ocorrido ou não dentro da Empresa, Licença a maternidade, Férias, 13o Salário) algo que no passado nem se sonhava em ter, e tudo isso se deu perante lutas e manifestações ao decorrer do tempo. Temos melhoria na questão de segurança de trabalho, onde os funcionários utilizam equipamentos de seguranças, onde algumas Empresas preocupam-se com a saúde e bem estar de seus funcionários tendo alguns benefícios como:

- Plano de Saúde para o funcionário e a família, seja ele coorporativo ou integral;

- Ambulatórios Médicos, para emergências dentro das Empresas;

- Plano Odontológico para os funcionários e a família;

- Auxílio a estudantes;

- Auxílio Creche sendo que algumas Empresas possuem as instalações dentro do local de trabalho;

- Refeição no local;

- Vale Alimentação;

- Cesta Básica;

- Participação de Lucros da Empresa e outros.

E muitos desses benefícios se devem por ter uma Assistente Social a frente da Empresa, onde ela viabilizada e intermedia o funcionários com o empresário. E por falar em Assistente Social, veremos ao decorrer deste trabalho o quanto é importante e necessário se ter um profissional atuante na área para que se faça valer os direitos do cidadão brasileiro, seja perante a sociedade, na área da saúde, na área assistencial a comunidade, na área empresarial, escolar, enfim o Serviço Social hoje em tempos verdadeiramente modernos, já pode se dizer que fazer valer o sentido de ser a ponte entre o homem e seus direitos como cidadão. Mas ainda há muito que ser conquistado perante a humanidade e o profissional da Assistência Social, lutas existe sim e conquistas também só que em passos curtos e demorados para serem colocados em prática.

O Assistencialismo patriarcal do passado foi deixado para trás e o que temos hoje é um direito colocado em prática perante uma sociedade em vulnerabilidade, carente e consciente de direitos, onde o homem busca e alguns fazem valer seus direitos perante uma sociedade que às vezes se faz de conta. O sistema muitas vezes falho, nos deixa a desejar o que gostaríamos de atender, o que busca o atendimento do Assistente Social. Talvez seja por um Governo omisso ou seria incompetente? Sinceramente acho que seria um pouco dos dois, pois a Classe Dominante (menor parte, mas com muito poder) do nosso país verde e amarelo, sem noção das mazelas vividas pela Classe Dominada (grande parte de nossa população), temos muito para ser feito, muito que colocar em prática e sair da teoria deixando para depois, temos que pensar no agora, pois o povo tem fome hoje, grita por ajuda e socorro hoje e o depois muitas vezes não poderá ser feito em tempo hábil.

Queremos e desejamos a igualdade de direitos e dignidade social em nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com