TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAÇÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA

Projeto de pesquisa: FUNDAÇÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 11

. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA

De modo mais sintetizado, temos um ponto a tomar como marco de uma maneira de pensamento, quando tratamos de compreender os fundamentos da Química, forma entendimentos abrangentes e integrados com relação à possibilidade de ter seu papel social, intrinsecamente no meio político, econômico e ambiental, trazendo assim a possibilidade de construção de novos conhecimentos com a mediação de uma aprendizagem escolar e vivencia do aluno no contexto e geral.

Esse processo de ensino-aprendizado vem sendo gerado na precisão de que funcione a nossa intenção de consciência para um mundo melhor ao saber como funciona no mundo e que vive, desenvolvendo no aluno o gosto pela investigação e juntamente com a sede de descobrir o novo, compreender os fenômenos naturais estimulado pelos educadores, a criar soluções para as diversas situações do cotidiano. A abordagem construtivista vem sendo aplicada exatamente para despertar no aluno o gosto pela disciplina.

Os processos de aprendizagem fazem da metodologia algo eficaz, trazendo em um todo, um marco da evolução educacional brasileira. Entender e fazer disso primordial para toda e qualquer evolução da execução da prática do trabalho do professor e aprendizado do aluno.

2 . HISTÓRICO DO ENSINO DA DISCIPLINA

A química é uma ciência que estuda as modificações e características dos elementos que encontramos na natureza. Esta importante ciência, através de técnicas específicas, desenvolve formas de sintetizar e purificar os elementos químicos. Muitas substâncias químicas são criadas a partir da união de determinados elementos naturais.

A química está presente em todos os lugares e em todas as coisas que podemos visualizar. Tudo em nosso planeta é formado por partículas, substâncias e elementos químicos. O átomo, por exemplo, a menor parte da matéria, está presente em tudo. A indústria química trabalha no sentido de colocar os conhecimentos e procedimentos para a elaboração de produtos, alimentos e materiais de usos diversos. Desde os primórdios da história o homem vem acumulando conhecimentos de química. Na Idade dos Metais, por exemplo, o homem pré-histórico utilizou conhecimentos básicos para poder produzir metais. Sem o conhecimento de determinados minérios e suas características principais, isso se tornaria impossível. Os egípcios, por exemplo, utilizaram conhecimentos de destilação e fermentação, para produzirem algumas bebidas como a cerveja.

Os árabes, no período de formação do Império Árabe (século VIII ), desenvolveram muito a química através da chamada alquimia. Buscavam produzir a pedra filosofal e através destes estudos, descobriram a propriedade de diversas substâncias. No Renascimento (séculos XV e XVI) a química atingiu um grande avanço. Diversos cientistas, ansiosos em descobrir o funcionamento da natureza, embarcaram em profundas experiências científicas, desenvolvendo diversos conhecimentos químicos.

3. ÁREAS DO ESTUDO DE QUÍMICA

Termoquímica

Bioquímica

Fisico-Química

Química Orgânica

Radioatividade

Oxido-redução

Isomeria

Equilíbrio Iônico

4 – JUSTIFICATIVA

A LDB/96 propõe diretrizes curriculares nacionais que visam nortear as várias áreas de conhecimento abordadas no ensino médio (na realidade a última etapa da educação básica). Enfatiza que a interdisciplinaridade pretendida não anula a disciplinaridade do conhecimento (pois não se pode esquecer de conhecimentos mais abstratos e específicos), pelo contrário, deve complementá-la. Deixa claro também que cada disciplina desenvolva conhecimentos contextualizados para que se possam atingir competências e habilidades que sirvam para o exercício de intervenções e julgamentos práticos, (tecnologias) essenciais à vida contemporânea.

Especificamente a Química deve dar ênfase às transformações geradoras de novos materiais e deve ser reconhecida pelo fato de estar presente nas mais diversas atividades humanas, do ar que respiramos, passando pelos inúmeros materiais (sintéticos e/ou naturais) utilizados diariamente, com todos os seus riscos e benefícios, até a interação do ser humano com o meio. Assim, o conhecimento químico deve ser interpretado como uma construção da mente humana e por isso em contínua mudança e sujeito a avaliações de natureza ética.

Dentro do possível pretende-se que o conteúdo de Química exigido no ensino médio permita a contextualização do conhecimento. A partir desta perspectiva podem ser explorados os mais diversos temas pela lente da Química, como por exemplo, indústrias químicas de base, solo e agricultura, processos químicos capazes de gerar energia (por exemplo, reações de combustão, processos eletroquímicos e nucleares), conservação e uso de alimentos, metalurgia, ciclos de água e do carbono, processos naturais, medicamentos, etc. Obviamente não se pretende que cada tema seja esgotado, pois todos eles são complexos, mas sim utilizá-los como desencadeadores de conhecimentos específicos à Química e suas tecnologias em nível do ensino médio. Desta forma podem-se abordar conhecimentos mais específicos e abstratos (característicos da disciplina Química, neste caso) em movimento para tratar situações-problema em que sejam necessários e pertinentes os conhecimentos químicos para sua compreensão e tentativa de solução.

Com base no exposto, procurar-se-á desenvolver questões que alcancem as competências e habilidades gerais abaixo relacionadas (previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais) e que, portanto, são comuns às três etapas do ensino médio.

5 . OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

Desenvolver uma visão mais abrangente do mundo que o rodeia, relacionando conceitos teóricos com aplicações cotidianas da Química a fim de evitar que a matéria seja vista apenas como um amontoado de fórmulas ou como um conjunto de cálculos matemáticos ou de conceitos abstratos.

4. EIXO TEMÁTICO 1: A QUÍMICA E OS MATERIAIS

4.1. OBJETIVO ESPECÍFICO

Demonstrar visão interpretativa e analítica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com