TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAÇÕES PROFUNDAS

Ensaios: FUNDAÇÕES PROFUNDAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 8

(tremonha), com o comprimento da ordem de 5 vezes seu• Diâmetro, de modo a evitar que o concreto bata nas paredes do tubulão e se misture com a terra, prejudicando a concretagem (ALONSO,1979).

O concreto se espalhará pela base pelo próprio impacto de sua descarga, porém, durante a concretagem, é conveniente sua interrupção de vez em quando e descer para espalhá-lo, de modo a evitar que fiquem vazios na massa de concreto.

TUBULÃO À AR COMPRIMIDO

Para tornar possível a escavação abaixo do lençol freático, ou seja, em solos onde haja água e não seja possível esgotá-la para evitar o desmoronamento das paredes do fuste, empregam-se os tubulões a ar comprimido com pressão equivalente à pressão de água intersticial. É importante ressaltar que no caso de utilização de ar comprimido, em qualquer etapa de execução dos tubulões, deve-se observar que o equipamento deve permitir que se atendam rigorosamente os tempos de compressão e descompressão prescritos pela legislação em vigor. Para trabalhar nestas condições, devem ser tomadas as seguintes providências:

• Equipe permanente de socorro médico à disposição da obra;

• Câmara de descompressão equipada disponível na obra;

• Compressores e reservatórios de ar comprimido de reserva;

• Renovação de ar garantida, sendo o ar injetado em condições para o trabalho humano.

DEFINIÇÃO:

Tubulões a ar comprimido são elementos cuja função é transmitir as cargas estruturais para solos de maior capacidade de suporte situados em maiores profundidades, caracterizados por seção transversal que permite escavação interna, com entrada de pessoal em seu interior. Só devem ser executados tendo-se atingido o lençol d'água do terreno, deve ser adaptado a cada tubulão, equipamento pneumático. O concreto deve ser lançado sob ar comprimido no mínimo até a altura justificadamente capaz de resistir à sub-pressão hidrostática. Devem ser observadas as normas da ABNT atinentes ao assunto, em particular a NBR-6118 (NB-1), a NBR-6122 (NB-51) e a NBR-7678/83. Os Tubulões a Ar Comprimido são sempre executados em concreto armado e sempre dotados de camisa externa de aço ou de concreto.

METODOLOGIA EXECUTIVA

Preliminares. Escavação do poço primário: Os serviços são iniciados executando-se a terraplenagem do local do apoio, bem como a remoção dos obstáculos presentes na superfície, tais como restos de construção, entulhos ou blocos de rocha. Após a terraplenagem procede-se à locação dos tubulões e inicia-se a escavação preliminar, que consiste num poço com profundidade de 1,50 m à 2,00 m, com diâmetro do fuste mais 0,80 m, que servirá de escoramento lateral para as concretagens subseqüentes. Nos locais onde houver presença d'água na superfície do terreno, ou próximo dela, que impeça a escavação a 2,00 m de profundidade, executa-se um pequeno aterro para eliminação da água e em seguida, é executado uma estrutura, que permita escorar o tubulão lateralmente, tanto para concretagem, quanto para descida na vertical, durante o processo de escavação. Terminada a escavação preliminar ou a estrutura de escoramento, a topografia será requisitada para locar definitivamente o tubulão. Instalação de formas e montagem de armaduras Baseada na locação topográfica coloca-se uma forma de madeira, menor que o diâmetro do fuste, com forma circular em volta da qual se inicia a armação da ferragem do tubulão. Este trecho do fuste denomina-se câmara de trabalho e terá um diâmetro que dependerá do diâmetro do tubulão.

Concluída a armação e uma vez liberada, é colocada uma forma externa cujo diâmetro é o mesmo do fuste especificado em projeto e cujo comprimento será de 4,00 m.Esta forma externa poderá ser de madeira com cambotas de aço presas por parafusos ou em chapas de aço. O fechamento entre as várias partes será feito com parafusos, porcas e arruelas com diâmetro de 1/2''. Tanto as formas externas quanto a interna receberão algum tipo de desmoldante na superfície para facilitar a desforma. Após o fechamento a fôrma externa será aprumada, usando-se para tal, pranchas de madeiras escoradas contra o terreno ou contra a estrutura executada para tal fim.

Concretagem

O passo seguinte será a concretagem da camisa, ou seja, do espaço resultante entre a forma interna e externa. A fôrma interna será escorada contra a forma externa visando manter a uniformidade das paredes. O concreto receberá adensamento, através de vibradores de imersão acionado por motor elétrico.Terminada a concretagem, aguardar-se-á o tempo de cura do concreto, a ser determinado pela fiscalização da obra, para posterior desforma interna e externa .Durante este tempo a camisa será molhada constantemente com água visando evitar perda da água da mistura do concreto. Na extremidade superior da camisa de concreto serão fixados chumbadores de 5/8'' x 60 cm cuja finalidade será acoplar a campânula ao tubulão no momento de comprimir o ar.Escavação sob ar comprimido. A escavação será executada com pá, picareta, ferramentas pneumáticas ou explosivas, dependendo do material que ocorrer no interior do tubulão.Uma vez atingido o lençol d'água a escavação terá prosseguimento após a montagem da campânula sobre a camisa de concreto.A campânula consiste em várias peças, as quais são presas umas as outras através de parafusos, porcas e arruelas com diâmetro de 5/8'' e vedadas com cordão de látex com diâmetro de 1''. A montagem da campânula sobre o tubulão será executada por um guindaste ou pau de carga executado com madeira roliça disponível na região. Uma vez montada a campânula, a mesma será pressurizada através de no mínimo dois (2) compressores de 250 pcm conectados a um reservatório de ar (pulmão), filtros e resfriador. O número de compressores poderá ser aumentado em função da permeabilidade do terreno escavado. O trabalho sob ar comprimido será desenvolvido em dois (2) turnos até a pressão de 2,00 kg/cm². Caso a pressão de trabalho supere 2,00 kg/cm² os trabalhos passarão a desenvolver-se em três (3) turnos. Os trabalhos de escavação serão executados em trechos de 1,00 m a 1,50 m cada vez visando assegurar a verticalidade do mesmo. A verticalidade (prumo) será mantida, escorando-se a camisa contra o terreno ou quadro e acompanhando-se a descida através de prumos de face. Eventuais desvios serão corrigidos usando-se cunhas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com