TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacocinética

Ensaios: Farmacocinética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA PARA MEDICINA

PROFESSOR: PROF. DR. PAULO MARQUES DA SILVA CAVALCANTI

ADMINISTRAÇÃO DE TIONEMBUTAL SÓDICO EM RATOS DA ESPÉCIE Rattus norvegicus PARA AVALIAR A IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DOS MEDICAMENTOS.

MATHEUS CASTELO BRANCO BATISTA(2013944257)

TERESINA, MARÇO DE 2015

INTRODUÇÃO

Absorção é a transferência do fármaco do seu local de administração para o compartimento central e a amplitude com que isso ocorre. Nos estudos a cerca da farmacocinética são observadas as vias de administração de fármacos e suas influências sobre a absorção dos mesmos e, principalmente, sobre um parâmetro conhecido como biodisponibilidade. Biodisponibilidade é a porcentagem na qual uma determinada dose do fármaco chega a seu local de ação ou a um líquido biológico a partir do qual o fármaco chega ao seu local de ação. Existem várias opções de vias pelas quais um agente terapêutico pode ser administrado: via oral e via parenteral (aqui inclusas as vias Intramuscular, subcutânea, intraperitoneal, intradérmica, intravenosa, intrarterial e peridural ou intratecal), além de vias consideradas alternativas (por exemplo: Via retal, via tópica, via respiratória, via conjuntival, via sublingual, etc.). Cada uma dessas vias tem suas características particulares e por isso é fundamental conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma delas para que a escolha da via de administração seja adequada, considerando vários fatores, tais como: estrutura anatômica, segurança dessa via de administração, economia, conveniência, etc.

Sendo assim, este experimento propõe-se a analisar a influencia de três vias de administração distintas nos efeitos farmacológicos de um fármaco (Tionembutal sódico) sob dose de 25 mg/Kg nas cobaias (Ratos da espécie Rattus norvegicus), averiguando e comparando para cada uma das vias parâmetros fisiológicos básicos (reflexo palpebral, frequência respiratória e comportamento).

MATERIAIS E MÉTODOS

Para esse experimento foram utilizados 3 ratos da espécie Rattus norvegicus e variedade Wistar, sendo duas fêmeas e um macho, com pesos variando entre 273, 340 e 350 gramas, previamente alimentados. Cada um dos animais foi pesado, com o auxílio de uma balança de pratos. Para facilitar a identificação das cobaias uma das ratas foi marcada na cauda com pincel atômico da cor preta. Sendo chamada de cobaia 1 a fêmea (de peso 340 g) marcada com pincel, de cobaia 2 a fêmea (de peso 273 g) não marcada e de cobaia 3 (de peso 350 g) o macho.

Esses ratos, antes da administração de qualquer substância, foram avaliados individualmente com relação a três parâmetros: frequência respiratória, reflexo palpebral e comportamento. A frequência respiratória foi avaliada em número de expansões tóraco-abdominais por minuto; o reflexo palpebral foi classificado em Presente (+), Ausente (-) e Diminuído (±) e o comportamento foi qualificado em Normal, Excitado, Deprimido e Dormindo.

Após essa avaliação inicial foi administrado a cada uma das cobaias Tionembutal sódico (Dose= 25mg/kg e Concentração=25mg/ml) por uma via de administração distinta para cada cobaia: Cobaia 1 por via oral, Cobaia 2 por via intraperitoneal e Cobaia 3 por via intravenosa (peniana). A quantidade de preparação administrada foi calculada com base nos pesos previamente determinados e na concentração de fármaco do produto, discriminada na embalagem.

Após 20 minutos da administração do fármaco por cada uma das vias foram avaliadas novamente as mesmas variáveis do início (Frequência Respiratória, Reflexo Palpebral e Comportamento) constatando e comparando as possíveis alterações e anotando os resultados.

Ao final do experimento os animais foram sacrificados através de descolamento cervical.

RESULTADOS

TABELA 01. MEDIDA DA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA DE COBAIAS DE Rattus norvegicus ANTES E DEPOIS DA ADMINISTRAÇÃO DE TIONEMBUTAL SÓDICO POR TRÊS VIAS DISTINTAS. TERESINA, 2015.

Tempo referente à administração do Tionembutal sódico Frequência Respiratória (Nº de expansões tóraco-abdominais por minuto)

Cobaia 1: administração por via oral Cobaia 2: administração por via intraperitoneal Cobaia 3: administração por via endovenosa

Antes da administração 153 160 180

Transcorridos 20 minutos após administração 150 128 154

FONTE: Laboratório de Farmacologia da Universidade Federal do Piauí. 82ª Turma de Medicina. Teresina, primeiro período de 2015.

QUADRO 01. AVERIGUAÇÃO DA OCORRÊNCIA DO REFLEXO PALPEBRAL EM COBAIAS DE Rattus norvegicus ANTES E DEPOIS DA ADMINISTRAÇÃO DE TIONEMBUTAL SÓDICO POR TRÊS VIAS DISTINTAS. TERESINA, 2015.

Tempo referente à administração do Tionembutal sódico Reflexo Palpebral

Cobaia 1: administração por via oral Cobaia 2: administração por via intraperitoneal Cobaia 3: administração por via endovenosa

Antes da administração + + +

Transcorridos 20 minutos após administração + ± ±

LEGENDA: (+) Presente; (±) Diminuído; (-) Ausente.

FONTE: Laboratório de Farmacologia da Universidade Federal do Piauí. 82ª Turma de Medicina. Teresina, primeiro período de 2015.

QUADRO 02.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com