TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenos De Transporte

Pesquisas Acadêmicas: Fenomenos De Transporte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Passo 1

A mecânica dos fluídos é o ramo da mecânica que estuda o comportamento físico dos fluidos e suas propriedades. Os aspectos teóricos e práticos da mecânica dos fluidos são de fundamental importância para a solução de diversos problemas encontrados habitualmente na engenharia, sendo suas principais aplicações destinadas ao estudo de escoamentos de líquidos e gases, máquinas hidráulicas, aplicações de pneumática e hidráulica industrial, sistemas de ventilação e ar condicionado além de diversas aplicações na área de aerodinâmica voltada para a indústria aeroespacial. O estudo da mecânica dos fluidos é dividido basicamente em dois ramos, a estática dos fluidos e a dinâmica dos fluidos. A estática dos fluidos trata das propriedades e leis físicas que regem o comportamento dos fluidos livre da ação de forças externas, ou seja, nesta situação o fluido se encontra em repouso ou então com deslocamento em velocidade constante, já a dinâmica dos fluidos é responsável pelo estudo e comportamento dos fluidos em regime de movimento acelerado no qual se faz presente a ação de forças externas responsáveis pelo transporte de massa. Dessa forma, pode-se perceber que o estudo da mecânica dos fluidos está relacionado a muitos processos industriais presentes na engenharia e sua compreensão representa um dos pontos fundamentais para a solução de problemas geralmente encontrados nos processos industriais.

Passo 2

1) Para facilitar o bombeamento da gasolina, a garrafa Pet deve ficar no chão, pois assim haverá uma diferença de altura entre o tanque e a garrafa Pet, de tal forma que a pressão gerada irá “empurrar” o líquido para a garrafa Pet.

2) Esquema para realizar o bombeamento da gasolina:

1º. Pegue uma garrafa Pet com tampa para que possa ser fechada após o bombeamento, pois é perigoso transportar gasolina em recipiente aberto.

2º. Coloque a garrafa Pet no chão, perto da porta do tanque.

3º. Insira uma ponta do tubo dentro do tanque. Assopre na outra ponta e escute as bolhas no tanque. Isso te avisará que a outra ponta está abaixo da linha da gasolina, onde deve estar. 4º. Fique ao lado do veículo e coloque a outra ponta do tubo na boca.

5º. Coloque seus dedos em volta do tubo perto da sua boca, para ficar pronto para tapá-lo antes da gasolina chegar na sua boca.

6º. Sugue e veja a gasolina subir pelo tubo. Tape o tubo um pouco antes que a gasolina chegue na sua boca.

7º. Tire o tubo da boca sem soltar o dedo que está tapando a ponta. Se ver bolhas de ar, solte o dedo para que a gasolina volte para o tanque e comece de novo.

8º. Coloque a ponta dentro da garrafa Pet e solte o dedo. A gasolina deve começar a fluir para a mesma.

9º. Retire a ponta que está no tanque quando estiver perto da quantidade que deseja transferir.

10º. Retire a ponta da garrafa Pet quando toda a gasolina tiver sido transferida.

Passo 3

A densidade da gasolina é inversamente proporcional ao seu volume, ou seja, se o volume aumentar a densidade diminui em dias quentes a temperatura ambiente aumenta causando a dilatação do volume da gasolina, que leva a diminuição da sua densidade, o calor, nada mais é que energia, quando está quente, mais energia as moléculas recebem, quanto mais "energizadas" mais agitadas elas ficam, a agitação faz com que as moléculas fiquem mais dispersas se mexam mais, assim elas vão querer ocupar um espaço maior como a densidade é a relação entre a massa e o volume, o mesmo numero de moléculas no frio, ocupa muito menos espaço que no quente. A viscosidade e densidade não estão relacionadas. Os líquidos com viscosidades semelhantes podem apresentar densidades muito diferentes. Podemos concluir que quanto maior a densidade, menor a viscosidade, quando maior a elevação de calor, menor sua viscosidade.

Passo 4

1)

d= densidade m= massa v= volume L= litro 100% = 60 L 1000L = 1 m³ d= m / v 80% = x 48L = v m= d . v x= (60 . 80 ) / 100 v= (48 . 1 ) / 100 m= 750Kg/m³ . 0,0048m³ x= 48L v= 0,0048m³ m= 36Kg

Resposta: m= 36Kg

2)

O carro consome 1L de gasolina a cada 8km rodados, o próximo posto de combustível está localizado a 24 km do local.

Sendo: 1L = 8km 1000L = 1m³

x= 24km 3L = v

x= (1 . 24 ) / 8 v= (1 . 3) / 1000

x= 3L v= 0,003m³

Então: m= d . v

m= 750Kg/m³ . 0,003m³

m= 2,250 kg

Resposta: m = 2,250Kg

ETAPA 2

Passo 1 (Equipe)

Calcular a pressão no fundo do tanque de combustível do carro, considerando que ainda não houve o bombeamento.

Resolução:

g= 9,8m/s²

= 750Kg/m³

h= 0,6m (considerado)

temos:

P=.g.h

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com