TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenômeno de transporte

Relatório de pesquisa: Fenômeno de transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório 1 – Fenômenos de Transporte 1

Introdução

O experimento

Movimentos oscilatórios ou periódicos são aqueles que acontece em intervalos de tempo regulares. Em nosso cotidiano encontramos várias formas de movimentos oscilatórios. O pêndulo oscilante de um relógio, uma criança em um balanço, pistões de motores em automóveis, vibrações de moléculas ao transmitir ondas sonoras, oscilações eletromagnéticas que são responsáveis pela transmissão e recepção dos sinais de rádio e televisão. O movimento oscilatório está presente em várias áreas da física e no nosso cotidiano.

Em condições ideais o pêndulo simples é um corpo ideal que consiste de uma partícula ou objeto suspenso por um fio que não pode esticar e de massa desprezível. Quando afastado de sua posição de equilíbrio e solto, o pêndulo oscilará em um plano vertical sob à ação da gravidade; o movimento é periódico e oscilatório, sendo assim podemos determinar o período do movimento.

O período é dado pela fórmula T=2π√(L/g), onde L é o comprimento do fio e g é a aceleração da gravidade, já que:

Quando o ângulo for muito pequeno ( aproximadamente 5o), sen aproximadamente igual a . Neste caso o pêndulo executa um movimento harmônico simples (MHS).

F_r=ma=P_x=-mgx/L

(d^2 x)/(dt^2 )+gx/L=0

Ѡ=√(g/L)

T=2π√(L/g)

De todos os fenômenos físicos que ocorrem na superfície da Terra, o que mais influi no modo de vida dos seres vivos é, sem dúvida nenhuma, a força da gravidade.

Para que possamos entender o fenômeno da gravidade, vejamos a seguinte definição de força gravitacional:

"No universo tudo se passa como se a matéria atraísse a matéria, na razão direta de sua massa e na razão inversa ao quadrado de sua distância."

O primeiro humano a se dar por conta disso foi Isaac Newton, e por isso formulou este princípio, que ficou conhecido por lei da atração gravitacional.

Este relatório tem como objetivo determinar a aceleração da gravidade de acordo com os dados obtidos no experimento realizado dentro do laboratório de física, comparar o valor obtido com o valor que é utilizado comumente no nosso cotidiano.

Materiais

Cronometro digital;

Pêndulo simples;

Régua

Lápis, borracha e papel.

Objetivo

Encontrar a aceleração da gravidade por meio da relação entre a oscilação do pêndulo simples e o tempo.

Sistema Experimental

O experimento realizado em laboratório consistia em medir o período de 10 oscilações em 8 alturas diferentes. Para cada comprimento foram realizadas 5 medidas dando um maior confiabilidade aos resultados, cronometrando o tempo de duração de cada oscilação do pêndulo para cada altura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com