TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Da Qualidade

Pesquisas Acadêmicas: Ferramentas Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  7.142 Palavras (29 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 29

2 CONCEITOS BÁSICOS E HISTÓRICO DA QUALIDADE

A qualidade tem evoluído frente à globalização e tecnologia recorrente e crescente nos últimos anos. Embora as empresas sempre tenham falado sobre o assunto, a qualidade passou por diversas fases e constituiu-se no que representa hoje, uma das maiores características responsáveis pela escolha do consumidor em todo o mundo. A geração de valor agregado ao bem ou serviço produzido permite maior competitividade entre as organizações e assim perdeu-se gradativamente a sensação de domínio do mercado que outrora atingia grandes instituições.

Com maior estabilidade competitiva, as organizações mudaram sua forma de ver o cliente adequando seus processos, trabalhando com estratégias mais detalhadas e controle das atividades exercidas pelas pessoas e equipamentos, mas é importante estabelecer que a qualidade, como se observa hoje, não foi desenvolvida por si só, seu crescimento gradativo foi fruto de estudo e práticas incorporadas por grandes nomes que também serão estudados neste capítulo.

2.1 Conceitos Básicos da Qualidade

É possível acompanhar várias definições para qualidade, mas muitas pessoas e organizações ainda distorcem o conceito da qualidade acreditando que o único benefício deste maravilhoso negócio é a ausência de defeitos.Campos (2004, p. 02) expõe: “[...] um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura, no tempo certo às necessidades do cliente.”.

Pode-se considerar que as necessidades do cliente sempre estão em primeiro lugar em relação à qualidade e isto requer alto desempenho da instituição, esta informação está explicita na observação de Feigenbaum (1994, p. 11) quando cita: “[...] no termo ‘controle da qualidade’, a palavra ‘qualidade’ não tem o significado comum de ‘melhor’ em algum sentido abstrato. Para a empresa, isto significa ‘desempenho máximo a fim de satisfazer certas condições do cliente’ [...]”.

Assim como há várias formas de se conceituar a qualidade, pode-se considerar também que há abordagens diferenciadas para compreender a qualidade dependendo da base analisada.

Carvalho (2005, p. 08 e 09) apresenta várias abordagens de autores renomados que sintetiza a definição de qualidade de uma forma mais ampla, pela visão do TQC, conforme quadro 1.

Quadro 1 – Abordagens da qualidade

(continua)

Abordagem Definição Frase

Transcedental Qualidade é sinônimo de excelência inata.

É absoluta e universalmente reconhecível.

Dificuldade: pouca orientação prática. "A qualidade não é nem pensamento nem matéria, mas uma terceira entidade independente das duas... Ainda que qualidade não possa ser definida, sabe-se que ela existe." (PIRSIG, 1974)

Baseada no produto Corolários: melhor qualidade só com menor custo.

Dificuldade: nem sempre existe uma correspondência nítida entre os atributos do produto e a qualidade. “Diferenças na qualidade equivalem a diferenças na quantidade de alguns elementos ou atributos desejados.”(ABBOTT, 1955)

Baseada no usuário Qualidade é uma variável subjetiva.

Produtos de melhor qualidade atendem melhor os desejos do consumidor.

Dificuldade: agregar preferências e distinguir atributos que maximizam a satisfação. “A qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos...” (EDWARDS, 1968)

“Qualidade é a satisfação das necessidades do consumidor... Qualidade é adequação ao uso.” (JURAN, 1974)

Baseada na produção Esta abordagem dá ênfase a ferramentas estatísticas (Controle do processo).

Ponto fraco: foco na eficiência, “Qualidade é a conformidade às especificações.”

“...prevenir não-conformidades é mais barato

(continuação)

não na eficácia. que corrigir ou refazer o trabalho.” (CROSBY, 1979)

Baseada no valor Abordagem de difícil aplicação, pois mistura dois conceitos distintos: excelência e valor, destacando os trade-off qualidade x preço. Esta abordagem dá ênfase à Engenharia/Análise de Valor-EAV . “Qualidade é o grau de excelência a uma preço aceitável.” (BROH, 1974)

Fonte: Carvalho (2005, p. 08 e 09).

Por mais que as empresas estejam organizadas e sua produção (máquinas e equipamentos) adequada a atingir a qualidade observa-se que as pessoas também são parte expressiva do negócio.

Campos (2004) cita que várias pessoas estão envolvidas no processo de qualidade da empresa que por sua vez busca a satisfação dos stakeholders e, dessa forma, o negócio principal da empresa passa a ser a satisfação das necessidades das pessoas, o autor também dispõe que o TQC está baseado na participação dos setores da empresa e dos empregados no estudo e condução do controle da qualidade.

Há concordância de Feingebaum (1994, p. 18) quando afirma que: “O trabalho de controle da qualidade totalrequer meios eficazes para integrar esforços de um número expressivo de pessoas a um número significativo de máquinas e uma grande quantidade de informações.”.

Para uma maior compreensão pode-se observar a figura 1 que expõe os componentes da qualidade envolvendo um grupo expressivo das dimensões que de alguma forma estão ligadas aos processos, produtos, serviços ou procedimentos da organização.

Figura 1 – Componentes da qualidade total

Fonte: Campos (2004, p 12).

Acompanhou-se até o momento o conceito da qualidade e atingiu-se o ponto que torna-se necessária a compreensão dos fatos históricos, conhecer a cronologia da qualidade, os gurus da qualidade e compreender o controle da qualidade total.

2.2AbordagemHistórica

Em todo o tempo sempre houve a produção de produtos ou serviços por parte do homem, porém os processos para a transformação de um determinado bem era executada por umapessoa ou um pequeno grupo. Essa produção era feita totalmente de acordo com as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com