TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Do Livro História Da Enfermagem

Ensaios: Fichamento Do Livro História Da Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 5

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ENFERMAGEM

ANDERSON PERFECTO SILVA CORUJEIRA

FICHAMENTO:

O QUE É ENFERMAGEM

Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina História da Enfermagem no 1º período, sob a orientação do Professora Hilmara.

Paripiranga

Outubro de 2013

LIMA. Maria José de. O QUE É ENFERMAGEM. 3ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.

RESUMO:

Maria José de Lima a autora nasceu no ano de 1935, em Quebrancio, Alagoas. Começou a sua carreira na enfermagem em 1957, na escola Nossa Senhora das Graças da Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente atua como enfermeira autônoma, escrevendo, livros, artigos para os meios de divulgação profissional. No Livro O que é enfermagem a escritora discute a respeito do poder e a as lutas que a enfermagem sofreu e ainda sofre com o passar dos anos. As maiores batalhas que a enfermagem enfrentou foi contra a Igreja Católica por ter um grande poder sobre todo o mundo, onde a Igreja condenava as enfermeiras por acharem que as mesmas, pratiquem bruxarias ou algum ritual satânico, outro grande problema era o grande preconceito que existia contra todas as mulheres que faziam parte do grupo de enfermeiros, tinham a convicção de que só praticavam esse ato as mulheres que mantinham relação sexual com os homens que elas cuidavam. Aumentando assim o número de enfermeiras mortas por preconceito e por perseguições da Igreja Católica.

PARECER POR CAPÍTULO:

INTRODUÇÃO.

“[...] Campo de conhecimento que resolve problemas de conforto e cura do corpo e de satisfação das necessidades básicas provenientes do metabolismo individual e coletivo. [...]” (p.12).

Não discordando com Maria José Lima, a enfermagem é um campo enorme que abrange muito mais do que apenas a cura de doença, até por que nem todos que procuram um profissional da saúde têm alguma doença, com apenas algumas palavras podem ser confortantes para que a mesma tenha seu problema resolvido e fique satisfeita, sem que haja o uso de alguma medicação.

UM POUCO DE HISTÓRIA: DA IDADE MÉDIA AOS NOSSOS DIAS.

“Os saberes relacionados ao ato de cuidar eram passados de mãe para filha, de geração para geração, de comunidade para comunidade. Essas mulheres eram identificadas como sábias pelo povo, e como feiticeiras ou charlatãs pelas autoridades” (p. 16).

As enfermeiras na idade média, por ser tida como bruxas ou outros sinônimos relacionado isso, sofreram muito, chegando ao ponto de terem isso mortas a pedido de grandes autoridades como por exemplos o papo e os reis, apesar disso tudo elas tinham um amor pelo o que fazia que, por mais que sabiam o que poderia acontecer com elas, não deixavam de fazer o que gostava, que era cuidar de todos que precisassem delas.

O QUE É ENFERMAGEM.

“Conforme o principal paradigma de Florence Nightingale enfermagem é o mesmo que saúde. ‘Ela preocupa-se com o meio ambiente sadio, com habitações higiênicas e com a educação das crianças e das mulheres’; se preocupava com todos os humanos, os via como todos iguais” (p. 30)

Florence Nightingale sabia que cada cliente e principalmente aqueles que estavam na guerra precisavam muito dela, por que além de tratar seus ferimentos e doenças. Tinha muito amor, cuidado, preocupação e carinho, ou seja, existia uma grande paixão pelo o que fazia, por isso que todos os enfermos gostavam dela, tinham até como mãe, mas sempre tratando todos de forma igual. É isso que a enfermagem de hoje tenta passar para os futuros enfermeiros.

PRINCIPAIS LEIS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL, ORGÃOS DE CLASSE E PUBLICAÇÕES.

“Diante do que Maria José de Lima afirma, a história da enfermagem moderna passou por modificações, onde houve a criação de leis e órgãos o que melhorou as condições de vida do enfermeiro, aumentando o grande número de enfermeiros em todo espaço mundial, principalmente do sexo feminino” Cap. 04 (p.51).

Como toda profissão a enfermagem foi ganhando lugar em todo território mundial. Contudo foram criadas novas leis e mais espaço de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com