TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filo Porifera

Trabalho Universitário: Filo Porifera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Tarefa on-line de biologia – 9º ano

1. (UNICAMP)Os animais podem ou não apresentar simetria. Considere os seguintes animais: esponja, medusa (água-viva), minhoca, coral e besouro.

a) Quais deles apresentam simetria radial? E quais apresentam simetria bilateral?

b) Caracterize esses dois tipos de simetria.

2. Caracterize animais protostomios e deuterostomio.

3. Explique por que os poríferos são animais filtradores.

4. Qual o habitat das esponjas e o seu modo de vida?

5. Aristóteles (384-322 aC.), já classificava as esponjas como animais Que característica esses estranhos seres possuem para o grande sábio grego e os cientistas atuais os colocarem no reino animalia?

6. As esponjas são animais diblasticos, e são assimétricos. Explique esses termos.

7. Sobre os poríferos qual das afirmativas abaixo é verdadeira?

a) São organismos invertebrados que possuem corpo com simetria bilateral e superfície porosa.

b) São organismos invertebrados, com corpo sustentado somente por fibras de espongina, que possuem coanócitos como tipo celular característico. Vivem principalmente em ambiente marinho.

c) São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente no mar, e se reproduzem exclusivamente de forma sexuada.

d) São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente em água doce, e vivem fixados a um substrato.

e) São organismos invertebrados, com corpo sustentado por espículas ou fibras que possuem coanócitos como tipo celular característico e vivem principalmente em ambiente marinho.

8. Cite uma característica que diferencia os poríferos dos outros grupos de animais.

9. Sabendo que os poríferos são animais que vivem fixos em rochas ou no fundo dos oceanos ou rios, responda: qual a importância das larvas moveis?

10. As esponjas do mar são coloridas e de formas exóticas que vive no fundo dos oceanos. Sua capacidade de regeneração é tão impressionante que, mesmo se for triturada num liquidificador, ela consegue renascer. "Em condições ideais, um indivíduo completo pode se reconstituir a partir de conjuntos celulares mínimos", afirma o biólogo marinho Márcio Reis Custódio, do Departamento de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Os ancestrais desses animais - que fazem parte do filo dos poríferos e podem ter até 2 metros de altura - surgiram há 1 bilhão de anos, período próximo ao do aparecimento das primeiras formas de vida no planeta. Explique por que as esponjas tem alta capacidade de regeneração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com