TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica Geral

Ensaios: Fisica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  1.070 Visualizações

Página 1 de 3

1. Uma força de 20 N desloca, na mesma direção e sentido da força, um corpo de 4 kg, em uma distância de 10 m. Qual o módulo do trabalho realizado pela força?

2. Um paciente em tratamento fisioterápico realiza um exercício durante o qual distende uma mola 20 centímetros. Sabendo que a constante elástica dessa mola é de 400 N/m, determine, JUSTIFICANDO o procedimento adotado para chegar ao resultado:

a) a força máxima que a mola exerce sobre o paciente, quando distendida 20 centímetros;

b) o trabalho físico realizado pelo paciente, para distender a mola 20 centímetros.

3. Uma cama de hospital possui um sistema rosca-manivela para elevá-la. A manivela possui um braço de 0,20 m. Em 40,0 s uma enfermeira gira a manivela de 20 voltas completas, com velocidade angular constante, para elevar verticalmente um peso total de 320 N a uma altura de 0,50 m. Desprezando as perdas por atrito, determine:

a) o trabalho realizado pela enfermeira;

b) a potência desenvolvida pela enfermeira;

c) a velocidade angular da manivela;

d) o módulo da força exercida pela enfermeira na extremidade do braço da manivela, supondo-a constante.

4. Um carro recentemente lançado pela indústria brasileira tem aproximadamente 1500 kg e pode acelerar, do repouso até uma velocidade de 108 km/h, em 10 segundos. (fonte: "Revista Quatro Rodas", agosto/92).

Adote 1 cavalo-vapor (CV) = 750 W.

a) Qual o trabalho realizado nesta aceleração?

b) Qual a potência do carro em CV?

5. Em um dado ponto de um sistema um corpo possui 200 J de energia cinética e 500 J de energia potencial. Qual o valor da energia mecânica desse corpo?

6. Qual a energia potencial gravitacional de um corpo de 30 kg, que está a 30 m acima do solo, em relação ao próprio solo?

Dado que g = 10 m/s£.

7. Uma preguiça de massa 1,2kg desprende-se do galho de uma árvore, à beira de um penhasco, e cai verticalmente. Sua velocidade cresce até 42m/s, quando se torna constante, devido à resistência do ar.

a) Considerando g = 10m/s£, calcule a intensidade máxima da força de resistência do ar.

b) Em seguida, felizmente, a preguiça cai sobre uma vegetação arbustiva, que amortece a queda, parando-a completamente. Calcule a quantidade de energia mecânica dissipada na interação da preguiça com a vegetação. (Despreze o trabalho realizado pela força peso durante o freamento na vegetação.)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história.

Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o índio", foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra "Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul" (Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com