TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Física Geral

Exames: Trabalho De Física Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Revisão da literatura

Atividade física, segundo Caspersen (1985) é, "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso"

Atividade física em geral está associada diretamente a melhorias da saúde condições física dos praticantes. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças como o câncer e causar ao seu tratamento redução das náuseas e a dor.

No atual cenário escolar, a Educação Física é identificada como componente curricular integrado ao projeto político-pedagógico da escola (Kunz,2001) e, tem como um de seus objetivos atuar no sentido de criar uma interação e socialização entre seus alunos visando uma vida saudável.

A educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos.

Ainda que, apesar de vários documentos inerentes à legislação que embasam a Política de Educação Inclusiva no Brasil, não foi encontrada por este escrevente nenhuma Lei Federal que trata especialmente da Educação Física Escolar para alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Por isso, para dar embasamento às pesquisas, foram analisadas as Leis gerais de inclusão, como a Lei de Diretrizes da Educação (Lei n?9394/96) e os Parâmetros Curriculares nacionais (PCNs).

A LDB em seu artigo 26 no parágrafo 3? diz que a Educação física está integrada a proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às condições da população escolar.

Segundo os PCNs, que é um documento que traz subsídios para os profissionais da área de educação física, na qual a proposta curricular é incluir os temas transversais nas aulas, que são Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural e Orientação para Trabalho e Consumo, o professor deve estimular uma reflexão, e assim contribuir para uma visão crítica da disciplina dentro do meio social, assim sendo a educação física reflete uma mudança no seu objetivo onde um deles é formar cidadãos e não formar atletas, tendo visto que um de seus principais objetivos no ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de:

 Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características, físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características, pessoais, físicas, sexuais ou sociais;

Com base nesses dois documentos, a Educação física deve propiciar aos alunos através de atividades corporais uma atitude construtiva com os portadores de necessidades educacionais especiais, possibilitando uma atitude de respeito,aceitação e solidariedade.

Mas como têm sido realizadas as atividades físicas escolares aos portadores de necessidades educativas especiais?

De acordo com observações feitas por este escrevente em escolas, jornais e revistas, pouco tem sido feito. Por falta de qualificação profissional dos discentes, por não entenderem do assunto, acabam deixando os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com