TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisico Quimica

Pesquisas Acadêmicas: Fisico Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

O QUE É ATIVIDADE FÍSICA

Atividade Física pode ser determinada como sendo o conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto energético e alterações orgânicas, através de Exercícios que envolvam movimento corporal, com aplicação de uma ou mais capacidades físicas, Associado à atividade mental e também social, onde este indivíduo terá como resultado benefícios à sua saúde, melhorando sua capacidade cárdio-respiratória, seu nível de força, flexibilidade, tônus muscular, entre outras, tudo isso dependendo do tipo de atividade e da intensidade, frequência e duração da mesma. Além de, também, diminuir os riscos de doenças como diabetes, hipertensão, controle de stresse, etc.

A importância da atividade física

A atividade física é importante porque através dela pode-se melhorar o nível de Aptidão Física que nada mais é que o conjunto de atributos que se relacionam com a capacidade que um indivíduo tem de realizar atividades físicas, onde este nível está relacionado diretamente ao nível de saúde que as pessoas apresentam, sendo o sedentarismo considerado tão prejudicial à saúde quanto qualquer outra doença como o diabetes, hipertensão e outros, estando o sedentário mais predisposto a estes mesmos distúrbios. As pessoas inativas e sedentárias estão mais expostas a doenças relacionadas ao estilo de vida.

Os exercícios regulares aumentam a longevidade, melhorando a energia do indivíduo, sua disposição e saúde de um modo geral. Melhorando também o seu nível intelectual e seu raciocínio, sua velocidade de reação e o seu convívio social, ou seja, seu estilo de vida que é a sua própria qualidade de vida.

Objetivos e benefícios da atividade física

A atividade física seja ela qual for, desde que bem orientada, promove benefícios à saúde.

Recentemente, documentou-se a importância da força para a manutenção da homeostase e hemodinâmica na vida diária. Ou seja, idosos com pouca força muscular apresentaram aumento acentuado na frequência cardíaca e pressão arterial. Isso devido á falta de força faz com que atividades comuns no cotidiano tornem-se esforços de alta intensidade. Os principais objetivos e benefícios da atividade física na terceira idade são:

a) Manutenção da massa magra (músculos) – torna o idoso apto a realizar tarefas diárias que exigem maior intensidade de força, tais como: subir escadas, carregar objetos, sentar e levantar de alturas relativamente baixas, dar pequenos piques, todas essas tarefas são muito mais comuns para o idoso, do que correr ou nadar longas distâncias;

b) Manutenção de um alto metabolismo basal, devido à massa magra, evitando assim obesidade e suas consequências;

c) Prevenção de doenças crônicas ou crônico – degenerativas, tais como: osteoporose, por influenciar positivamente na mineralização e na matriz óssea;

d) Fator psicológico: desenvolve a auto estima aumentando a vaidade e a vontade de viver.

Atividade física na terceira idade também previne e combate doenças como diabetes e varizes.

2.3 Atividade física na terceira idade

A velhice pode ser vista pelos dois lados: como apogeu de uma vida ou como a decadência de um indivíduo. Na atualidade, a velhice vive seu eterno conflito. A indústria da beleza vende a eterna juventude e nega a velhice, pois esta privilegia as pessoas altamente produtivas. O ser humano não pode continuar a ser encarado como um produto com prazo de validade, pois a velhice nasce com o homem e é resultado de sua trajetória biológica e espiritual.

A velhice não existe. O que existe é uma fase da vida em que as pessoas deverão colher os frutos de seus trabalhos, tendo consciência de que agora é sua vez como uma participação prazerosa e saudável dentro da sociedade. O passar do tempo faz com que o círculo das relações familiares e de amigos diminua pelo processo natural de dispersão, óbitos, ficando o idoso com a impressão de perder bruscamente a fase de sua razão de ser social. Alguns indivíduos chegam até mesmo a perda acentuada da capacidade de adaptação e de menor expectativa de vida.

E uma das melhores formas de experimentá-lo é inserindo a atividade física no dia-a-dia. Com a autoridade de quem tornou-se uma referência nacional no assunto, Silene Okuma (1996) frisa que o sedentarismo é muito negativo para as condições de saúde e acelera as modificações resultantes da idade. "Para diminuir a velocidade da ação do tempo é preciso ativar, estimular o corpo." Como os exercícios físicos mantêm a funcionalidade dos sistemas e órgãos, eles aumentam a resistência às doenças. Segundo Okuma (1996), à medida que nos exercitamos, damos uma reserva funcional ao organismo, permitindo a manutenção de boas condições físicas mesmo no caso de doenças. Pode não parecer, mas um bom sistema imunológico é importante também para manter uma relação saudável com o meio. "O indivíduo, para 'funcionar' no meio social, precisa de um corpo que funcione”, relata Okuma.

Quando se começa a perder as capacidades, vem a condição de aprisionamento, geradora de muito mal-estar e de condições psicológicas negativas. É quando as pessoas passam a assumir o estereótipo de que o idoso é incapaz. "A longevidade ainda é algo novo na nossa sociedade. A caricatura que se faz do idoso ainda é de muita passividade e isolamento. E muitos ainda assumem esta imagem

"Quem nos mostra que chegamos à velhice é o corpo. É ele que reflete

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com