TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapeuta CENEMED

Seminário: Fisioterapeuta CENEMED. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Seminário  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

O início das atividades da Fisioterapia do Trabalho CENEMED pautou-se pela execução de ginásticas laborais e avaliações ergonômicas com laudos, em empresas de diferentes setores, como indústrias e serviços, por exemplo. Decorrido o tempo e com nossos profissionais verificando as necessidades dos trabalhadores foram criados também as tarefas de avaliação pré-admissional e periódica e tratamento (fisioterapia) desenvolvida in loco com mini-ambulatórios de fisioterapia totalmente equipado, descritas em detalhes nos próximos tópicos.

Por definição Fisioterapia do Trabalho CENEMED tem como objetivo, avaliar, prevenir e tratar distúrbios ou lesões decorrentes das atividades no trabalho, no propósito de melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando a manifestação de queixas musculoesqueléticas de origem ocupacional ou não, com consequente aumento do bem estar, desempenho e produtividade.

Nessa última década temos acompanhado no mundo um aumento substancial da incidência de doenças no ambiente de trabalho, que está intimamente ligada à informatização e aos novos processos industriais. As pessoas permanecem por longos períodos em posições estáticas frente aos postos de trabalho, desempenhando tarefas mecânicas e repetitivas que no decorrer do tempo ocasionam desconfortos físicos e por fim as fadigas físicas e mentais.

Entendemos ser a Fisioterapia do Trabalho CENEMED um benefício de alto valor agregado, com reflexos positivos para o desempenho profissional e saúde do trabalhor.

Legislação e Regulamentação

Definida em legislações específicas por Normas Regulamentadoras em conjunto com as regulamentações ocupacionais e de segurança do trabalho, a Fisioterapia do Trabalho CENEMED é reconhecida como uma especialidade da fisioterapia e também pode ser denominada por fisioterapia e terapia ocupacional.

Todas essas nossas diretrizes seguem rigorosamente as resoluções e determinações do COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) com o especialista em fisioterapia do trabalho atuando na prevenção, resgate, manutenção da saúde do trabalhador.

As ações da Fisioterapia do Trabalho CENEMED possibilitam ao empregador a segurança no contexto ocupacional, diminuindo o risco dos funcionários adquirirem lesões no ambiente de trabalho, bem como a inclusão do profissional em equipe multidisciplinar de prevenção à saúde do trabalhador como o médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança, técnico de segurança, psicólogo, entre outros profissionais contratados pela empresa e que atuam na área.

Controle de Qualidade

Todos os serviços são prestados sempre com o objetivo de atender os principais controles de qualidade, por profissionais qualificados, de acordo com as especializações da função:

Fisioterapeuta: Profissional formado em Fisioterapia com especialização na área, capacitado para atuar realizando os procedimentos e tendo por abordagem os aspectos da ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos, sob o enfoque multiprofissional e interdisciplinar do trabalhador.

Tarefas da Fisioterapia do Trabalho CENEMED

Podemos dividir a Fisioterapia do Trabalho CENEMED em quatro principais tarefas, que podem ser contratadas em separados, mas que em nosso entendimento e na execução se complementam, atendendo de forma funcional e objetiva as necessidades de cada um dos funcionários da empresa:

Avaliação Pré-Admissional e Periódica:

A Avaliação Pré-Admissional e Periódica da Fisioterapia do Trabalho CENEMED é realizada para detectar doenças osteomusculares pré-existentes e/ou predisposição a alguma doença em comparação ao posto de trabalho;

Os candidatos podem ser aprovados e ou reprovados para a função, ou ainda, sugerido o encaminhamento para outro posto de trabalho, que não tenha relação com a doença ou lesão pré-existente, identificada pelo profissional, em concordância com o médico do trabalho e política da empresa.

As avaliações podem ser determinadas por periodicidades, como: no período de experiência, na mudança de função ou setor, no retorno ao trabalho (férias ou licença médica), no pré-demissional e reabilitação profissional, ou periodicamente, de acordo com a avaliação da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com