TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes Primarias

Monografias: Fontes Primarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Fonte primária é um termo genérico que se refere a qualquer material (escrito, visual, etc.) que possa servir como objeto de estudo (livros consultados para algo estudado costumam ser chamados de fontes secundárias).

A Wikipédia lusófona aceita fontes primárias apenas de tamanho médio ou pequeno inseridas em espaços de verbetes desde que:

Juntamente com a transcrição do material estejam disponíveis informações enciclopédicas (ou seja, que falem sobre o material) que correspondam às definições de mínimo ou esboço do projeto.

Não constitua violação de direitos de autor e esteja indiscutível e comprovadamente sob domínio público ou sob GFDL (as duas únicas licenças para textos autorizadas serem inseridas em qualquer das versões da Wikipédia).

A comunidade, se considerar que se trata de um conteúdo não relevante para a Wikipédia lusófona, poderá indicar a página para votação de eliminação, como em qualquer caso.

Definição de tamanho

Não há uma definição específica sobre o tamanho de uma fonte primária integral de médio ou pequeno porte. Isso deverá ser definido em cada caso, com os editores refletindo de forma sensata sobre cada situação.

Manipulando transcrições

Caso algum editor crie uma nova página que contenha apenas a transcrição de fonte primária, a mesma deverá ou receber informação enciclopédica que figure juntamente com a transcrição (desde que seja transcrição integral ou em grande quantia de tamanho aceito pela comunidade), ou a página deverá ser marcada com {{movesource}}, de forma que algum editor tenha condições de localizar tal material posteriormente para movê-lo para o Wikisource.

Ela poderá tanto ser movida por editores que sejam administradores no Wikisource (através da Especial:Import de tal wiki), quanto por qualquer outro editor. Para o último caso, deverá proceder-se da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com