TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A busca nas fontes de informação: primária, secundária e terciária

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.473 Palavras (14 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

A busca nas fontes de informação: primária, secundária e terciária.

ANA CAROLINA DOS SANTOS VIEIRA SILVA - B7804J-2
AMANDA FERREIRA MELO – B65251-9

AILLANNY GOMES ROCHA – B8030D-4

HENRIQUE FERNANDES – B758JD-8
PRISCILA CARDOSO-B7750G-5

KAREN JOANA FERREIRA DA SILVA-B65271-3

 

SÃO PAULO

2015

ANA CAROLINA DOS SANTOS VIEIRA SILVA - B7804J-2

AMANDA FERREIRA MELO – B65251-9

AILLANNY GOMES ROCHA – B8030D-4

HENRIQUE FERNANDES – B758JD-8 PRISCILA CARDOSO-B7750G-5

KAREN JOANA FERREIRA DA SILVA-B65271-3

A busca nas fontes de informação: primária, secundária e terciária.

Orientador: Julia Petta

SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        FONTES DE INFORMAÇÃO        

2.        A BUSCA DA INFORMAÇÃO        6

3.        FONTES PRIMÁRIAS        7

3.1.        Exemplos de fontes primárias        

4.       FONTES SECUNDÁRIAS.............................................................................. 10

4.1.        Exemplos de fonte secundárias        10

5.        FONTES TERCIÁRIAS        3

5.1.        Exemplos de fontes terciárias        3

6.       A FONTE DE INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS        5

7.       CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIA        9

INTRODUÇÃO

A Metodologia do Trabalho Acadêmico tem como objetivo principal  introduzir o aluno na linguagem científica por meio de uma visão geral das várias formas de planejamento de pesquisa.

Hoje com todos os desafios empresariais, podemos contar com algumas variáveis do mundo globalizado, uma dela é a informação e a sua classificação por origens, como primárias, secundárias e terciárias. Sua utilidade é bastante eficaz para a organização, desde que estas informações tenham qualidade e sejam confiáveis.


  1. FONTES DE INFORMAÇÃO

Existe uma certa complexidade em tentar definir a informação, sabe-se que a informação está relacionada á comunicação e é um processo que visa o conhecimento. Está totalmente presente em nosso dia a dia, o tempo todo sendo absorvida e transmitida.

A informação provém de uma fonte, e podem ser categorizadas em dois tipos. Podem ser formais que são aquelas obtidas através de publicações, livros, periódicos, teses, patentes, entre outras; e informais que  são conversas, seminários, contatos telefônicos, fornecedores, folders, entre outras. O que vai diferenciar uma da outra  basicamente é o suporte e o nível de processamento ao qual a informação foi submetida. Informação disponibilizada de forma organizada e estruturada é considerada formal.

Atualmente a informação é um dos recursos mais importantes de uma organização, contribuindo decisivamente para o seu sucesso.

São os meios utilizados para avaliar e analisar problemas informacionais estabelecidos pelo esforço de converter as necessidades em resultados práticos através das diversas formas de conhecimento  (BELLUZO, Célia Baptista). O seu principal objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos da empresa.

Assim, as fontes de informação abrangem manuscritos, documentos, dados ou registros, publicações impressas e eletrônicas, pessoas, organizações, além de objetos, como obras de arte, que forneçam informações que possam ser acessadas para responder a certas necessidades, desejos ou demandas. Elas podem ser classificadas de acordo com a forma como a informação é transmitida ou veiculada, com a facilidade de sua localização ou acesso, com o tipo e a origem da informação gerada. (GESTÃO, 1997).

  1. A BUSCA DA INFORMAÇÃO.

Pode ser considerada um processo, visto que na escolha e rejeição de determinadas fontes, os hábitos pessoais, necessidades específicas, entre outros fatores, interferem e a profissão do usuário pode ser considerada um fator determinante no seu comportamento de busca por informações. A busca da informação é um processo dinâmico, em que as ferramentas utilizadas sofrem variações dependendo do tempo, do usuário e das necessidades sob as quais acontece. Sendo assim, é essencial conhecer o usuário da informação, conhecer seu comportamento na busca da mesma, e ainda, quais fontes ou canais informacionais são mais utilizados. Para tanto, é necessário contextualizar o papel deste individuo no processo de busca de informações, os elementos que o estimulam a buscar a informação e o ambiente em que o mesmo está inserido. Parte-se do pressuposto de Flippo (1970 apud OLIVEIRA, 2004, p.21) de que “o primeiro e mais crucial passo inclui não somente definir a informação necessária, mas também especificar quando e em que formato a informação deverá ser disponibilizada.” Complementando, Figueiredo (1990, p.123) apontou que “[...]a informação, para ser realmente importante e de valor para os usuários, tem que ser pertinente às necessidades dos usuários quando dela necessitam.” E, levantando os determinantes das necessidades informacionais, como já afirmado anteriormente, Ferreira (1997, p.3) disse que, “a maioria dos estudos aponta a profissão do usuário como o mais importante e influente fator para determinar necessidades de informação.” Assim, é importante entender como determinado grupo de profissionais comporta-se na busca da informação, conhecendo primeiramente seus processos de trabalho e o ambiente informacional no qual se encontra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com