TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação De Cavernas E Espeleologia

Pesquisas Acadêmicas: Formação De Cavernas E Espeleologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  323 Visualizações

Formação de cavernas e a espeleologia no Brasil e no mundo.

Espeleología vem do grego Spelaion ou seja, Cavidade natural. É o nome dado para quem faz o estudo de cavernas em busca de novos minerios e minerais.

A prospecção de cavernas ocorrem em dois níveis :

Planejamento prévio ( trabalho de escritório). E pesquisas de campo, como fontes de informações com moradores locais, fotografias aéreas e mapas topográficos ou geológicos.

Como é um trabalho de muito risco existem algumas providencias adequadas para serem tomadas, sempre ter os equipamentos adequados, alimentos em randes quantidades de preferencia carboidratos que deem energia rapida, pilhas, outra muda de roupa, e ter uma equipe sempre descontraida para melhor rendimento e menor probabilidade de desastres.

Existem cuidados necessários quando estiver fazendo as explorações, porque qualquer imprevisto pode se tormar um grave problema, pois a comunicação e o transporte e até mesmo o acesso as áreas mais isoladas podem demandar muito tempo. Por exemplo a água escura ou turva em seu estado natural ou por ter sido perturbada merece ter coisados redobrados, nunca se sabe de onde ela vem e o motivo de estar assim.

O pânico em momentos dificeis e de tensão pode causar mais problemas, podendo fazer o profissional chegar até a ter hipotermia.

Curiosidades:

Sifões: São trechos da caverna onde a água toca ou ultrapassa o nível do teto, impossibilitando assim a passagem.

Demoronamento: Ao contrario do que muitos pensão cavernas ou grutas são locais muito estáveis, não tendo possibilidade de desmoronamento como aparecem em filmes e etc.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com