TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Discutidas Por Fayol

Artigos Científicos: Funções Discutidas Por Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Fayol distinguiu seis funções básicas empresariais, são elas: Operação técnica; Operação comercial; Operação financeira; Operação de segurança; Operação de contabilidade e operação administrativa.

As funções discutidas por Fayol nas organizações são:

- Planejar: significa estabelecer os objetivos da organização.

- Organizar: é a forma de coordenar todos os recursos da empresa alocando-os da melhor maneira.

- Comandar: significa fazer com que os subordinados executem o que deve ser feito;

- Coordenar: coordenar atitudes e esforços de toda a organização (departamento e pessoas), tendo em vista os objetivos definidos.

- Controlar: é estabelecer padrões e medidas de desempenha que permitam assegurar que as atitudes adotadas são as mais compatíveis com o que a organização almeja.

A administração é um conceito amplo por envolver o planejamento, a organização, a direção, o controle e a coordenação de forma interconectada. A organização significa o ato de organizar, estruturar, integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles.

O planejamento significa estabelecer os objetivos da organização, especificando a maneira como serão atingidos, e isso deve ser realizado tanto para grandes ou pequenas empresas.

Os órgãos de linha são aqueles responsáveis pelo alcance dos objetivos básicos da organização, possuindo autoridade pela posição ocupada na estrutura organizacional. Os órgãos de assessoria (staff), por sua vez, ligam-se indiretamente aos objetivos básicos da organização através dos setores de linha e sua autoridade é apenas funcional. Os órgãos de staff não possuem autoridade de cargo conferida pela estrutura organizacional.

A abordagem simplificada da organização formal não leva em conta os aspectos da dinâmica organizacional e ambiental. A abordagem anatômica está centrada na estrutura. A ausência de trabalhos experimentais a teoria clássica está fundamentada na observação e no senso comum. Extremo racionalismo na concepção da administração por meio dos princípios universalmente aceitos, pode-se obter a eficiência máxima da organização. Abordagem típica da teoria da máquina a organização era vista como um sistema mecânico e o modelo administrativo era fracionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com