TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FÓRMULA DE UM HIDRATO

Casos: FÓRMULA DE UM HIDRATO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Muitos sais após a sua cristalização parecem ser anidros, isto é, sem hidratação. Porém por fatores como cristalização muito rápida ou artificial esses sais podem apresentar água, mesmo que não seja notório. Essas moléculas de água estão retidas no retículo cristalino desses sais, que serão classificados como hidratados, além do nome hidrato eles também carregaram em sua nomenclatura o grau de hidratação, isto é, o número de moléculas de água aprisionados em seu retículo cristalino. Logo, a fórmula de um hidrato pode ser representada genericamente por:

AB•XH₂O

OBJETIVOS

Determinar o grau de hidratação do sulfato de cobre pentaidratado, por um método termogravimétrico, o número de mols de água presente dentro do retículo cristalino de um sal hidratado e determinar a fórmula empírica desse sal hidratado.

PARTE EXPERIMENTAL

Reagente

Foram utilizados 5g de sulfato de cobre pentaidratado (CuSO4.5H2O).

3.2 Equipamentos

Os equipamentos utilizados para o experimento foram: balança semi-analítica, bico de Bunsen, cadinho de porcelana, pinça de cadinhos, triângulo, tripé e dessecador.

PROCEDIMENTO

O cadinho foi pesado, a massa do mesmo anotada, após a pesagem foram colocados 5g do sulfato de cobre pentaidratado (CuSO4.5H2O) no cadinhos sendo submetidos a pesagem, tendo então uma massa unitária sendo: (Mcadinho + Mhidrato). O sistema de aquecimento foi montado, composto por tripé, triângulo e bico de bünsen.

Então o cadinho foi exposto a um aquecimento de 30 segundos, foi notado ruídos que se referem à agitação das moléculas de água que estão recebendo energia e escapando do retículo cristalino, após os 30 segundos o cadinho foi retirado do sistema de aquecimento com uma pinça de cadinhos e levados para o dessecador para que resfrie.

Quando em temperatura ambiente, a massa unitária (Mcadinho +Mhidrato) foi submetida a nova aferição de massa, a massa encontrada após a segunda aferição foi menor em relação a primeira, essa massa menor tem relação com as primeiras moléculas de água que saíram do reticulo cristalino do hidrato. Então essa massa unitária sofreu uma alteração, que é apresentada pela expressão (Mcadinho+Mhidrato- M¹H2O) sendo que (M¹H2O) representa a massa das primeiras moléculas de água que saíram do retículo cristalino.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para determinar a fórmula de um hidrato utilizamos: CuSO4.xH2O notamos que ao aquecer o sal, sofreu mudanças físicas, no caso presente, mudança de cor no primeiro aquecimento. O sulfato de cobre era azul, passou para cinza-esverdeado Para encontrarmos a quantidade molar do sal anidro, a quantidade de água associada a 1 mol de sal e a fórmula empírica , primeiramente encontramos a massa de sal e de água após os aquecimentos, os resultados obtidos foram os seguintes:

Tabela 1. Dados coletados

Hidrato Massa inicial do hidrato/g Massa do sal , após 1º aquecimento Massa de H2O perdida após 1º aquecimento/g

CuSO4 4,98g 3,05g 1,93g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com