TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física II

Pesquisas Acadêmicas: Física II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

1º Roteiro

A palavra método vem do grego méthodos, que quer dizer “caminho para chegar a um fim”. O método científico é um conjunto de regras básicas de como obter resultados confiáveis a partir de experiências ou pesquisasa fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. É uma estratégia para chegar a conclusões científicas, passando por etapas como a observação, a formação de hipóteses, a prática de experimentos e por fim a interpretação de resultados.

Essa metodologia tem sua origem no pensamento de René Descartes, que foi posteriormente desenvolvido por Isaac Newton. Descartes propôs chegar à verdade através da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes, características que definiram a base da pesquisa científica. Compreendendo-se os sistemas mais simples, gradualmente incorporam-se mais e mais variáveis, em busca da descrição do todo.

René Descartes propôs quatro regras de utilização da intuição e da dedução:

1. Regra da evidência:Consistia em não aceitar nenhuma coisa como verdadeira se não soubesse com evidência que ela era assim, ou seja, evitar a precipitação e a prevenção, e compreender apenas aquilo que se apresentava tão clara e distintamente que gerasse nenhuma dúvida.

2. Regra da análise: Devemosdividir cada dificuldade no maior número de parcelas que fosse possível, para melhor solucioná-los.

3. Regra da síntese:Afirma que os objetos tomados na regra anterior e divididos em problemas menores, agora são retomados em ordem, dos mais simples aos mais complexos. Se pega um problema, divide-se em vários problemas menores, em seguida estudam-se estes problemas indo dos mais simples aos mais complexos, até que não se depare mais com problemas, e sim com evidências.

4. Regra da enumeração:Por fim, em todos os casos, é preciso fazer enumerações completas e revisões gerais, assegurando-se de não omitir nada.

Vídeo escolhido: Crash Test com o Fiat Palio – sem airbag.

A análise de movimento em um Crash Test ajuda a prever como seria um impacto de determinado carro, através de cálculos teóricos e simulações de computador com dados de testes de colisão real.

4)Vamos realizar a análise de movimento por meio de um vídeo. Para isto, instale o software Tracker e analise o movimento de um Sistema Oscilante (MHS ou MHA), a partir do vídeo escolhido por você. Você deve:

Para a análise de um Sistema Oscilatório MHS foi escolhido o vídeo shm_300

Foto do vídeo

Fonte: http://livephoto.rit.edu/LPVideos/shm/

Gráfico da posição

Fonte: Software Tracker

Gráfico da velocidade

Fonte: Software Tracker

Gráfico da aceleração

Fonte: Software Tracker

Tabelas dos dados

Fonte: Software Tracker

Analise da energia.

A mola ideal exerce uma força conservativa no corpo, que é posto a oscilar, em um sistema sem forças não conservativas o corpo oscilará até que haja algum tipo de intervenção.

Ao atingir o deslocamento máximo, ao sistema encontra-se com sua energia potencial máxima, e, portanto com a energia cinética nula, analogamente podemos dizer que ao passar pela origem, o sistema encontra-se com energia cinética máxima, e energia potencial nula. Através da analise das energias, podemos concluir que elas se anulam, portanto a energia total do sistema é representada por E= ½*k*A2. Em um sistema MHS a amplitude não varia, com isso podemos concluir que a energia ao longo do tempo se manterá constante.

Para a análise de um Sistema Oscilatório MHA foi escolhido o vídeo Crash test com o Fiat Palio – sem airbag

Fonte: http://latinncap.com

Gráfico da posição

Fonte: Software Tracker

Gráfico da velocidade

Fonte: Software Tracker

Gráfico da aceleração

Fonte: Software Tracker

Analise da energia.

De acordo com a análise apresentada no vídeo sobre MHS, podemos dizer que energia total de um sistema é representada por E= ½*k*A2. Analisando um sistema MHA, no qual existem forças dissipativas, o que faz com que a amplitude diminua ao longo do tempo. Com isso pode-se concluir que a energia irá diminuir ao longo de cada ciclo.

Tabelas dos dados

Fonte: Software Tracker

2º Roteiro

“Deste trabalho resultam valores experimentais de coeficientes de impacto para as atividades pular e correr em função do tempo de contato ‘tc’ entre a pessoa e a estrutura e do período ‘T’ da atividade.”

Frequências rítmicas fundamentais

wo= 0,70 Hz e wo= 0,74 Hz

verticais: wovaria 2,17 a 2,19 Hz

Tipos de atividades representativas Frequência da atividade (Hz)

Caminhar na vertical 2,0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com