TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENIVALDO ALVES DE LEMOS

Artigo: GENIVALDO ALVES DE LEMOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  4.676 Palavras (19 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA...............................................................4

2.1.1. GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA...................................................5

2.1.1.1 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTOS............................................6

2.1.1.1.1 RISCOS E RETORNO.................................................................................7

2.1.1.1.1.1 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTOS...........................................7 e 8

2.1.1.1.1.1.1 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO.......................................8 e 9

3 NOÇÕES DE ATUÁRIA........................................................................................10

3.1 CONCEITO DE ATUÁRIA..................................................................................10

3.1.1 PREVIDÊNCIA SOCIAL..........................................................................11 a 16

4.1 DIREITO EMPRESARIAL...........................................................................17 a 19

5 CONCLUSÃO........................................................................................................20

6 REFERÊNCIAS.....................................................................................................21

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, mostrar o quanto a gestão financeira e orçamento empresarial, em conjunto com as noções de atuária, e aliadas ao direito empresarial, são de suma importância para as organizações, onde através do conhecimento, possa se destacar no mercado, principalmente nos dias de hoje, com a competitividade em todos os gêneros, o mercado exige cada vez mais, e as empresas devem estar sempre atualizadas, buscando o novo sempre, sem perder o foco, alta produtividade, com baixo custo.

As empresas que buscam o conhecimento e as inovações, se destacam no mercado, por sua ousadia e visão no futuro, com uma boa gestão, fica mais fácil enxergar as oportunidades e investir corretamente os recursos.

A base para o eficiente andamento de uma organização é fornecida pelas teorias micro econômicas, tem como objetivo a definição de ações, que contribuirão com a obtenção de sucesso pelas organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde meados dos anos 80 o mundo assiste um ambiente totalmente competitivo entre as empresas, onde é preciso apresentar respostas rápidas às demandas do mercado, a gestão financeira vem se desenvolvendo para possibilitar decisões mais acertadas por partes das organizações.

“Orçamento , é a expressão quantitativa e formal de um plano de ação bem definido, objetivando metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões” (WELSCH, 1973, p. 27).

2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA:

A gestão financeira é uma das áreas funcionais de maior importância encontrada em qualquer organização. Tem a finalidade de assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade dentro de um patamar organizacional, ao qual cabem as análises, decisões e controles de atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da empresa.

Visa tornar a estrutura financeira organizada e equilibrada, de modo a não correr riscos de que a empresa sofra sérios problemas financeiros. Isso por meio de uma estratégia financeira, que tem a função de obter e assegurar que a soma dos resultados seja o mais elevado possível, visto que a empresa necessita que se compre, produza e venda, para se manter em atividade.

Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro a rentabilidade.

Portanto, a maior importância da gestão financeira em qualquer organização é certificar que a empresa saiba de quanto dinheiro vai necessitar, como obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. É impossível uma organização sobreviver sem uma gestão financeira apropriada. Assim, é importante definir...

2.1.1 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA:

Atualmente, uma gestão financeira de excelência é um fator essencial para o sucesso do negócio. O Fluxo de Caixa é uma das ferramentas utilizadas na administração financeira empresarial, o qual auxilia na tomada de decisões e melhora o desempenho financeiro, através da otimização e alocação dos recursos da empresa.

Sua montagem é simples e exige um acompanhamento diário para registrar as movimentações. Primeiramente, é necessário levantar o saldo inicial, isto é, o valor que existe em caixa composto por dinheiro, cheques e saldos bancários no início do período.

Depois, anotam-se as entradas e saídas de caixa, tais como vendas à vista, recebimentos, pagamentos de fornecedores, salários, aluguéis, impostos, entre outros. Esses procedimentos são fáceis, mas exigem um certo conhecimento em contabilidade e finanças, além de muita organização.

Logo, é importante definir categorias e centros de custos para que as transações registradas no Fluxo de Caixa se concentrem em uma quantidade restrita de categorias e conforme o número de departamentos da empresa, facilitando a análise do Fluxo de Caixa e o destino do capital financeiro.

Já existem diversos programas que fazem o Fluxo de Caixa e auxiliam na construção de outros demonstrativos financeiros, porém, uma planilha (disponibilizamos esta planilha ao final do texto) já é suficiente para registrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com