TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO EMPRESARIAL

Casos: GESTAO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.134 Palavras (13 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 13

1 Introdução

Desde de inicia da humanidade havia a necessidade de agrupamentos de pessoas para tomadas de decisões, e até hoje esse fato se repete constantemente, de uma maneira geral as empresas seja ela de pequeno, médio ou grande porte, precisam de uma adiministração capacitada pra que assim possam trazer o retorno positivo para seu donos ou socias, ou seja, o maior lucro possível, nesta produção textual estará exposto alguns pontos fundamentais para uma boa gestão empresarial.

É provado que ter apenas talento não é suficiente para se tornar uma empresa estável e com lucratividade crescente no mercado, é por isso que se deve ter uma visão a curto e longo prazo, e o mais provável para se obter essa proesa é criando um planejamento do negócio, constando nele os pontos principais como orçamento, que iremos dividi-lo nesse testo em duas etapas, orçamento geral e orçamento flexível, esclarecento seus pontos positivos e suas questões tributárias.

O contador também é peça fundamental para uma boa gestão empresarial, atraves dele será possível o gestor ficar ciente da situação geral da empresa, e pode utilizar suas demontrações e balanço patrimonial para auxiliar em tomada de decisões.

Sendo assim são necessários vários fatores pra que se tenho sucesso diante da competitividade entre as empresas, e o que se pode fazer para fugir da tão temida falência, sem dúvida o fator primordial para um bom desenvolvimento empresarial é uma boa gestão. Diante desse fato vamos conhecer os principais componentes para que seja possível a realização desse trabalho.

2 desenvolvimento

2.1 cONCEITO DE ORÇAMENTO

A palavra orçamento vem da junção de dois termos orçar que significa estimar, quantificar ou colocar em números, mais o sufixo mento que o ato ou o efeito de, logo que orçamento é a maneira de quantificar os custos e gastos de uma determinada ação em um tempo estimado. A necessidade de orçar é muito antiga, no inicio da humanidade o homem viu a precisão de guardar comida para o inverno, desde então foi relatado os primeiros indícios de táticas orçamentárias que conhecemos.

O Orçamento empresarial passou a ser efetivamente utilizado depois da segunda guerra mundial, as empresas passaram ater necessidade de capital de giro, já que os recursos estavam extinto na época.

Entendemos que orçamento é indispensável para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, independente da sua atividade econômica. A maioria delas tem um planejamento econômico por mais simples que seja, contendo valores, visão e missão. O orçamento tem uma função muito importante nesse plano, pois através dele será possível saber os valores de despesas futuras em um determinado tempo, para que os objetivos sejam alcançados, envolvem nele quatro pontos importantes dento da financia a liquidez, lucratividade, rentabilidade e risco.

2.2 Orçamento Geral

Um orçamento empresarial deve detalhar quais serão as receitas e despesas da companhia dentro de períodos futuros. A elaboração de um orçamento deve sempre ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao histórico, aos resultados e pressupostos passados. A adopção de uma estratégia deste tipo, de elaboração de orçamentos exclusivamente com base nos pressupostos passados constitui um erro estratégico, cujo resultado é invariavelmente o desperdício. Recorrendo a uma imagem simples, elaborar um orçamento desta forma é como conduzir um carro com os olhos exclusivamente postos no retrovisor.

Um bom exemplo disto mesmo é o orçamento geral do Estado português, em que se verifica que os gastos dos últimos dois meses do exercício são cerca de dez vezes superiores ao do restante tempo do mesmo, no sentido de cada departamento minimizar o risco de ser alvo de cortes orçamentais no futuro. As empresas que elaborem os seus orçamentos com base unicamente no seu histórico revelam uma tremenda falta de objectivos. Em suma, quem não conhece o seu rumo, não tem ventos favoráveis. Uma vez delineados os objectivos estratégicos, que têm necessariamente que ser quantificados e pressupõem um consciência plena da situação em que a organização se encontra, ficarão a cargo da diversas áreas

2.3 oRÇAMENTO FLEXÍVEL

Orçamento é flexível ou variável quando inclui dados unitários de renda e de gastos que permitam ajustá-lo, em qualquer momento, às condições reais ou revisadas dos volumes de produção e de vendas. Sabemos que o dado básico de um orçamento é a previsão do volume de vendas. A partir dessa previsão e dos níveis desejados de estoque, a empresa comercial determina os volumes das suas compras e a empresa industrial define os volumes da sua produção.

Esses volumes, multiplicados pelos dados unitários de venda e de compra, geram a renda das vendas e os gastos de compras diretas a serem considerados no orçamento. Assim, pode-se dizer que, no que respeita a vendas e a custos diretos, todo orçamento é flexível. Disso resulta que, a rigor, a grande importância dos orçamentos variáveis refere-se, principalmente, à sua utilidade para o controle efetivo dos gastos indiretos. Dessa forma, o conceito mais exato de flexibilidade orçamentária caracteriza como flexíveis apenas aqueles orçamentos que, além de dados unitários de vendas e de custos diretos, disponibiliza também, dados unitários de gastos indiretos. Em vista disso, pode-se dizer que orçamentos variáveis ou flexíveis são aqueles nos quais os níveis totais de gastos indiretos podem ser revisados de modo a refletirem o nível real de operação da empresa. Assim, o orçamento variável é o recurso orçamentário que maximiza o aproveitamento gerencial das comparações a serem procedidas entre os níveis orçados dos gastos indiretos e os níveis reais desses mesmos gastos.

2.4 Pontos positivos do Orçamento para a Gestão

O orçamento integram os custos operacionais e financeiros da empresa, visando fixar políticas estratégicas, além de harmonizar os intuitos dela, programando suas despesas para um prazo de realização, melhorando a avaliação dos recursos, serve também para que sócios possam estar ciente da programação e de valores a serem custeados.

Para o gestor e indispensável, pois através dele estará ciente do melhor passo a ser dado dentro da empresa, podendo assim tomar a

decisões mais eficazes, com uma melhor garantia de lucros.

2.5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com