TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL

Artigos Científicos: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Ciências Contábeis

Neste trabalho veremos sobre a gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuaria e direito empresarial.

O objetivo é apresentar como a gestão financeira tem uma suma importância nas organizações das empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

Ciências Contábeis

2.1 Conceitos de Gestão Financeira

A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, que po9de ser encontrada em qualquer organização a qual cabem fazer as analises, decisões e atuações relacionadas com o meio financeiro.

Os objetivos das decisões da gestão financeira podem ser relacionados da seguinte forma:

• Assegurar a empresa de uma estrutura financeira equilibrada, que não coloque organização em risco financeiro.

• Assegurar a rendibilidade dos capitais investidos (sendo dos capitais próprios e dos capitais alheios).

• Garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários para a atividade corrente.

2.2 Gestões Financeira e Fluxo de Caixa

A falta de controle financeiro, a grande carência de recursos financeiros para pagar contas e fornecedores a falha na previsão de prazos médios de recebimentos e pagamentos são situações comuns na rotina de algumas empresas.

Com a grande competitividade no mercado, acaba gerando uma maior exigência por uma gestão financeira, sendo assim a qualidade e o uso de ferramentas que norteiem o negocio, como é o caso do Fluxo de Caixa.

O Fluxo de Caixa é muito utilizado na administração financeira empresarial, o fluxo auxilia na tomada de decisões e assim melhora o desempenho financeiro.

A montagem do fluxo acaba se tornando simples, mas exige um acompanhamento diário para registrar as movimentações. Primeiramente é necessário levantar o “saldo inicial”, todo valor existente em caixa que pode ser composto por dinheiro cheques e saldo bancários. Depois anota-se todas as entradas e saídas de caixa, tais como vendas a vista, recebimentos, pagamentos de fornecedores, salários entre outros.

É importante definir a categoria e centros de custos para que facilite o destino do capital financeiro.

Após fazer a elaboração do fluxo de caixa é possível fazer varias analises como: melhor momento para comprar ativos; repor os estoques; de fazer investimentos, assim a empresa sempre vai ter controle de caixa.

2.3 Principais decisões de investimento

As decisões de investimento podem ser referir tanto a administração da estrutura do ativo quanto a criação de novos projetos. Sendo assim a concorrências existentes nos dias atuais acaba obrigando as empresas a se manter tecnologicamente atualizadas. Nenhuma empresa pode se sentir segura na posição conquistada, pois a qualquer momento algum concorrente poderá surgi com um novo produto mais avançado. Assim as empresas são obrigadas desenvolver novos projetos.

As decisões de financiamento constituem responsabilidade exclusiva do administrador financeiro. As decisões de financiamento visam montar a estrutura financeira adequada para operações normais e aos novos projetos a serem implantados nas empresas. Sendo assim as decisões de financiamento se resume na composição das fontes de recursos onde acaba exigindo a analise profunda das alternativas existentes e de suas futuras implicações.

As decisões relativas a destinação do lucro são obtidas em cada exercício social onde acaba representado a remuneração de investimento dos proprietários da empresa.

2.4 Risco e Retorno

Todas as empresas correm risco, mas esperam um grande retorno, nem todas são privilegiadas com o retorno. Mas analisando há vários tipos de risco no mercado onde dessa forma há que se esperar que os riscos quanto maior for de um investimento, maior devera ser seu retorno.

Por essa razão, quando for investir procure sempre analisar o retorno e o risco juntamente. A analise apenas do retorno pode levá-lo realizar investimentos com risco superior ao que esta disposta a correr.

2.5 Principais Tipos de Orçamento

O planejamento é um processo construtivo onde qualquer negócio, estabelecimento deve se adequar nesse processo.

O orçamento ganhou destaque quando as empresas fortes no mercado começaram a utilizar o orçamento em suas operações.

As principais etapas para elaborar o orçamento empresarial são: orçamento de vendas; orçamento de produção ou fabricação; orçamento dos custos de matéria prima, entre outros.

Sendo assim o orçamento é muito importante para as empresas, porque assim a empresa consegue manter um planejamento. O ponto positivo do orçamento é projetar o processo orçamentário para isso é indispensável a comunicação entre os gestores. Com a pesquisa realizada foi concluído que para elaborar um orçamento empresarial é preciso analisar o ramo de atividade da empresa e assim buscar informações como um todo para elaborar o melhor orçamento a fim de buscar a lucratividade e menos riscos.

2.6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com