TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho acadêmico: GESTÃO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.073 Palavras (17 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 3

2.GESTÃO INDUSTRIAL 4

2.1.DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA. 4

2.2.MÉTODOS DE CUSTEIO. DIFERENÇAS ENTRE CUSTEIO VARIAVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO 6

2.3.PREÇO DE VENDA E GERAÇÃO DO LUCRO 6

2.4.UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO: ESCLAREÇA COM EXEMPLOS..................................................................................................................7

2.5.CUSTEIO ABC: POSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS 8

2.6.PONTO DE EQUILIBRIO 10

2.7.A IMPORTANCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 10

2.8.A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL Erro! Indicador não definido.1

4.CONCLUSÃO 12

5.REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho procurarei abordar aspectos práticos envolvendo os temas propostos na produção textual interdisciplinar individual, com o tema: GESTÃO INDUSTRIAL.

O objetivo será abordar com serenidade e clareza os assuntos através da produção de texto, elaborado através dos dados obtidos nas orientações para o trabalho proposto. E ainda proporcionar em uma linguagem clara e objetiva, elucidar os problemas propostos definindo como prioridade a atender o tema principal, todavia, abrangendo todos os tópicos definidos preliminarmente.

2 GESTÃO INDUSTRIAL

A Gestão Industrial tem por objetivo gerar informações para apoio a tomada de decisão, possibilitando medir o desempenho de sua indústria quanto a sua capacidade produtiva, com base em informações históricas. Através deste recurso é possível conhecer qual a capacidade produtiva atual da indústria, bem como a comparação dos dados reais de produção com as metas estabelecidas. A identificação de pontos de gargalos é facilitada, através da geração de gráficos e relatórios gerenciais.

Segue algumas funcionalidades:

• Gestão das metas de produção por posto operativo, através da comparação da produção prevista com a produção real, gráficos estatísticos por período, por mês, por dia e por hora;

• Geração de 4 tipos de gráficos diferentes: Gráficos de linhas, barras horizontais e verticais e gráficos de áreas;

• Criação de filtros dinâmicos nas telas de consultas;

• Acompanhamento de produção, indicando, precisamente, em que status encontra-se a produção de uma ficha, lote de produção ou produto, exibindo os saldos a produzir e o total produzido, operação a operação;

• Relatório de carga máquina por setor, que permite consultar qual a demanda de trabalho programada para cada posto operativo e para cada setor.

2.1. DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA.

Custo das Mercadorias ou Produtos Vendidos: representa o quanto custou, para a empresa, as mercadorias ou os produtos que foram vendidos em determinado período. Resumidamente, entende-se por:

Custo das Mercadorias Vendidas – CMV, nas empresas comerciais, o valor pago aos fornecedores das mercadorias que foram revendidas no período.

Custo dos Produtos Vendidos – CPV, nas empresas industriais, o custo de produzir os produtos que foram vendidos no período.

Lucro Bruto: considera-se como lucro bruto o resultado da atividade da venda de bens ou serviços que constitua objeto – ou atividade – social da empresa. Em resumo, o lucro bruto é o resultado correspondente à diferença entre a receita líquida das vendas e dos serviços prestados e o custo dessas mercadorias, desses produtos e serviços.

No caso específico das empresas comerciais, o lucro bruto é igual ao valor das vendas menos o custo de aquisição das mercadorias que foram vendidas.

Nas empresas industriais, o lucro bruto é igual ao valor das vendas menos o custo de produção dos produtos que foram vendidos.

Apuração de Resultados em Empresas Comerciais e Industriais:

Empresas Comerciais, suas principais atividades são a compra e a venda de mercadorias prontas para revenda. Por exemplo, uma loja de móveis adquire camas, mesas, sofás, cadeiras etc., de uma indústria para revenda a seus clientes.

Outro exemplo: uma loja de eletrodomésticos adquire das indústrias os produtos prontos para posterior revenda aos consumidores, tais como cafeteiras, tosta dores, secadores de cabelo, liquidificadores, batedeiras, geladeiras, televisores etc.

fluxo das atividades nas empresas comerciais

Fornecedores de Mercadorias Compras

=> Estoques de Mercadorias Vendas

=> Clientes

Entende-se por estoques de mercadorias, nas empresas comerciais, o conjunto de mercadorias adquiridas para posterior revenda. As livrarias, por exemplo, recebem os livros e as revistas das editoras e os colocam nas prateleiras para revenda aos leitores. O saldo de seus estoques em determinado momento é o total de livros, revistas, jornais etc., adquiridos das editoras e ainda não revendidos.

O valor atribuído ao estoque é composto dos valores pagos ou a pagar aos fornecedores, mais eventuais gastos de transporte, menos impostos recuperáveis.

Empresas Industriais além das atividades comerciais, que é a venda de seus produtos, essas empresas exercem também as atividades de industrialização – ou fabricação – dos produtos que são posteriormente vendidos.

Uma indústria de móveis compra diversas matérias-primas, utiliza mão de obra especializada e outros custos necessários à produção, e fabrica os diversos móveis, os quais são posteriormente vendidos.

Fluxo das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com