TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL

Projeto de pesquisa: GESTÃO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARIANA RODRIGUES MONTEIRO

GESTÃO INDUSTRIAL

Itapuranga

2014

MARIANA RODRIGUES MONTEIRO

GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciência Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual como o tema –Gestão Industrial 5º Semestre.

Itapuranga

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................

2.1. Diferença entre apuração do custo das vendas de uma Indústria quando compara a uma industria de comércio varejista.......................

3.1. Métodos de custeio...........................................................................................

4.1 Preços de venda e Geração do Lucro................................................................

5.1 Custeio ABC...................................................................................................

6.1 Ponto de Equilibrio........................................................................................

7.1 A Importância de um sistema de informação integrado na empresa..................

8.1 Aplicabilidades da contabilidade gerencial dentro da organização empresarial

9.1 RESPONSABILIZAÇÃO..................................................

Conclusão

INTRODUÇÃO

As organizações industriais, dentro de suas atribuições administrativas, precisam obter e coordenar informações sobre estimativas de vendas, capacidade financeira, estoques, prazos de entrega e custos de fabricação. Estas informações são subsídios fundamentais para a elaboração de um planejamento da produção que possa explorar as potencialidades disponíveis no mercado

A Contabilidade de Custos desenvolveu-se a partir da Revolução Industrial, com o surgimento das máquinas e da produção em grande escala. Nos dias atuais com a competição tornando-se globalizada, as empresas estão correndo em busca de inovações tecnológicas que garantam a elevação do nível da qualidade dos produtos

A Contabilidade de Custos centra sua atenção no estudo da composição e no cálculo dos custos, também observa o resultado dos centros ou dos agentes do processo produtivos.

O sistema de custos é apontado como uma ferramenta capaz de oferecer informações relativas à estrutura de custos, principalmente, em organizações industriais. Estes segmentos são marcados pela complexidade na gestão destes.

.

2.1- Diferença entre apuração do custo das vendas de uma Industria quando comparada a uma industria de comércio varejista.

Nas indústrias os custos correspondem aos gatos relativos a fabricação dos produtos. Como os custos em uma indústria envolvem diversas variáveis adefinição correta desses custos depende de um eficiente controle

No comercio varejista a atribuição do custo de mercadorias- CMV é bem mais fácil de ser obtido e é baseado principalmente no seu custo de aquisição levando se em consideração o método usado na apuração dos estoques que normalmente é o PEPS -primeiro que entra que sai ou custo médio ponderado.

3.1- METODOS DE CUSTEIO

Os métodos de custeio determinam os valores que compõem os custos. Podem ser classificados como tradicionais e contemporâneos. Os tradicionais se aplicam principalmente onde os custos diretos sejam predominantes e são baseados principalmente no volume de produção. De uma forma simplificada podemos dizer que o custo é incluído no valor do produto enquanto que as despesas vão para o resultado.

Custeio Variável Também chamado de Custeio Direto do tipo tradicional leva em consideração apenas os custos variáveis que integram o produto. Esse sistema faz com que as despesas da empresa aumentem diminuindo o lucro. Embora não aceito pelo Fisco esse sistema é útil para fins gerenciais

Custeio por Absorção Tipo de método tradicional Sistema e o único oficialmente reconhecido pela Receita Federal. Tal como afirmam Foster e Baxendale (2008, p.41) “sob o custeio por absorção, os custos indiretos fixos de fabricação são computados como custos dos produtos em vez de serem considerados como despesas do período”.

4.1- Preço de venda e Geração do Lucro

Formação do preço de venda é “elemento essencial da gestão econômico-financeira e mercadológica das empresas”. Na formação do preço de venda pelo Mark-up, será acrescentada uma margem para cobrir os demais gastos que não estão incluídos no custo ( tributos, comissões, etc ) e também o lucro desejado.

É claro que se o custo de fabricação for cuidadosamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com