TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Garantir a integridade das informações financeiras

Tese: Garantir a integridade das informações financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

Quantificação, incluindo estimativas, transações impresariais ou outros eventos econômicos que têm ocorrido ou previsões dos que podem acontecer.

ACUMULAÇÃO

Delineação de abordagens disciplinadas e consistentes para registrar e classificar transações empresariais apropriadas e outros eventos econômicos.

ANÁLISE

Determinação das razões para reportar a atividade e sua relação com outros eventos econômicos e circunstanciais.

PREPARAÇÃO E

INTERPRETAÇÃO

Coordenação e planejamento de dados contábeis, provendo informações apresentadas logicamente, o que inclui, se apropriado, as conclusões referentes a esses dados.

COMUNICAÇÃO

Informação pertinente para a administração e outros para usos internos e externos.

PLANEJAMENTO

Quantificação e interpretação dos efeitos de transações planejadas e outros eventos econômicos na empresa; inclui aspectos estratégicos, táticos e operacionais e requer que o contador forneça informações quantitativas, históricas e prospectivas para facilitá-la; isso inclui, também, participação no desenvolvimento do sistema de planejamento, estabelecendo metas alcançáveis e escolhendo meios apropriados de monitorar o progresso em direção às metas.

AVALIAÇÃO

Julgamento das implicações de eventos históricos eesperados e ajuda na escolha do curso ótimo de ação; inclui a tradução de dados em tendências e relações: comunicação das conclusões derivadas, efetivamente e prontamente, das análises.

CONTROLE

Assegurar a integridade da informação financeira relativa às atividades e aos recursos e aos recursos da empresa; monitoramento e medição do desempenho e indução a qualquer ação corretiva exigida para retornar a atividade a seu curso intencional; fornecimento de informações aos executivos que operam em áreas funcionais que possam usá-las para alcançarem o desempenho desejável.

ASSEGURAR RECURSOS DE

RESPONSABILIDADE

Implementar um sistema de reportar o que está alinhado com as responsabilidades organizacionais e contribuir para o uso efetivo de recursos e de medidas de desempenho da administração; transmitir os objetivos e as metas da administração ao longo da empresa na forma de responsabilidades nomeadas, que são base para identificar responsabilidades; sistema que fornece, contabiliza, reporta e que acumulará e informará receitas apropriadas, despesas, ativos, obrigações e informação Quantitativa relacionada para gerentes que terão, então, melhor controle sobre estes elementos.

RELATÓRIOS

Preparação de relatórios financeiros baseados em princípios de contabilidade geralmente aceitos, ou em outras bases apropriadas, para grupos não administrativos, como acionistas, credores, agências regulamentadoras e autoridades tributárias; participação no processo de desenvolver os princípios de contabilidade que estão subjacentes ao relatório externo.

Fonte: adaptado de ATKINSON et al. (2000, p.67).

Diferenças contabilidade financeira e gerencial

As diferenças entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial se dá que, na financeira o objetivo é facilitar a análise financeira para as necessidades dos usuários externos, que são: clientes, acionistas, credores, autoridades tributárias etc... Já na contabilidade gerencial o objetivo das informações é especialmente voltado no intuito de facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão internamente. Sendo as partes interessadas os funcionários, administradores, executivos e diretores da organização.

As informações oriundas da contabilidade financeira são importantes para a mensuração financeira, sendo objetivas, confiáveis e precisas, enquanto que a contabilidade gerencial tem o objetivo de fornecer informações, que extraídas de dados contábeis, auxiliem os administradores das organizações nas tomadas de decisões.

Comparação entre a Contabilidade Gerencial e a Contabilidade Financeira

Fator

Contabilidade Financeira

Contabilidade Gerencial

Usuários dos relatórios

Externos e internos

Internos

objetivo

Facilitar a análise financeira para as necessidades dos usuários externos

Objetivo especial de facilita o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão internamente.

Forma dos relatórios

Balanço Patrimonial, Demonstrações dos Resultados, Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos e Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido.

Orçamentos, contabilidade por responsabilidade, relatórios de desempenho, relatórios de custos, relatórios especiais não rotineiros para facilitar a tomada de decisão.

Freqüência dos relatórios

Anual, trimestral e ocasionalmente mensal.

Quando necessário pela administração

Custos ou Valores utilizados

Primariamente históricos (passados)

Históricos e esperados (previstos)

Bases de mensuração usadas para quantificar os dados

Moeda corrente

Várias bases (moeda corrente, moeda estrangeira - moeda fortes medidas físicas, índices, etc.)

Restrições nas informações fornecidas

Princípios Contábeis Geralmente Aceitos

Nenhuma restrição, exceto as determinadas pela administração.

Arcabouço teórico e técnico

Ciência Contábil

Utilização pesada de outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com