TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Eucalyptus

Pesquisas Acadêmicas: Genero Eucalyptus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

O GÊNERO Eucalyptus E A CONSERVAÇÃO DO SOLO

RESUMO

O Gênero Eucalyptus e a conservação do solo trata sobre as principais questões ambientais que envolvem esta espécie. Esclarece também alguns pontos negativos que esta cultura pode ofertar viabilizando assim uma melhor compreensão sobre o manejo e cultivo deste gênero.

Palavras-chave: Manejo; Valor Econômico; Conservação;

1. INTRODUÇÃO

Dentre as espécies mais estudadas e questionadas pelo seu crescente plantio está o Eucalyptus, árvore de grande porte que teve sua origem na Austrália e foi introduzida no Brasil nos meados do século IXX. O presente trabalho tem por objetivo destacar as principais vantagens e desvantagens do plantio desta cultura, viabilizando uma melhor compreensão sobre esta espécie que se disseminou pelo país tão rapidamente.

2. O Eucaliptus E SEUS MITOS

2.1. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO GÊNERO

A natureza nos proporciona todos os subsídios necessários para a nossa sobrevivência e como seres inquietantes procuramos dia a dia descobrir como utilizar de forma racional e útil todos estes recursos disponíveis. Segundo uma publicação no site Geosities (2008) “Eucalyptus do grego “bem oculto” devido ao opérculo esconder por muito tempo os órgão sexuais da flor”, é um gênero que desde sua introdução no Brasil foi pesquisada e explorada para melhor aproveitamento da riqueza que este gênero pode oferecer. Existem mais de 800 espécies de Eucalyptus, sendo que cada uma adapta-se melhor a um tipo de solo, clima e no fim a ser utilizado, aliando assim um alto potencial econômico e ecológico.

Existem muitas opiniões a respeito desta espécie, que não deve ser considerada uma única espécie já que existem muitas deste gênero. O manejo do Eucalyptus implica em escolhas que podem ser de substancial importância no cultivo e nos anos até a colheita. Este gênero apresenta um grande valor econômico por se tratar de uma planta que apresenta ótimas condições para indústria de celulose, madeireira, fornecimento de energia (lenha, carvão) onde se trata de uma espécie exótica, portanto não há restrições no seu corte. O que se tem observado é a falta de coerência e de limites no cultivo e manejo deste gênero, o que em certas regiões podem ser considerados como um desequilíbrio ambiental.

O Eucaliptus apresenta-se como uma planta arbórea de rápido crescimento, estruturas fibrosas ideais para a produção de celulose, troncos com mais de três metros de altura o que possibilita a oferta para a indústria madeireira. É uma excelente fonte de energia já que não possui restrições de corte, sua madeira é bem aproveitada para produção de lenha e carvão. Além destes quesitos econômicos, muitas espécies produzem néctar para a apicultura bem como extração de alguns óleos e tanino. Em muitas regiões pode-se emprega-lo como um quebra-vento ou até mesmo cortina arbórea principalmente para zonas industriais.

Tantas qualidades devem ter pontos negativos que se ignorados podem acarretar em impactos ambientais que talvez não possam ser revertidos. Entre os pontos negativos destacamos o alto consumo de água que esta espécie precisa pra se desenvolver. Tanta vastidão em tamanho necessita de muitos litros de água pra nutrir e proporcionar o desenvolvimento que tanto estimamos economicamente. Conforme o site Geosities (2008) “ [...] temos que considerar que a maior parte da água consumida pela árvore é utilizada como solvente e transportador de nutrientes (sais minerais), e que após este uso esta água é devolvida ao ambiente na forma de transpiração.”

2.2. A MONOCULTURA EM QUESTÃO

Existem muitas opiniões a respeito do cultivo do Eucalyptus,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com