TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração De Energia

Casos: Geração De Energia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  7.314 Palavras (30 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 30

DEFINIÇÃO

Usinas geradoras de energia podem ser definidas como um conjunto industrial de obras e equipamentos que têm por finalidade a geração de energia elétrica, através de aproveitamento do potencial energético de qualquer fonte energética. São também chamadas de estações geradoras.

FUNÇÃO

Usinas geradoras de energia elétrica, como o próprio nome já diz, visam à geração de energia elétrica. O que as usinas fazem para gerar a energia sob a forma elétrica, é a transformação de energias existentes em outras formas, tais como a queima de combustíveis, transformando energia térmica em elétrica, ou a utilização do potencial dos rios, nas hidrelétricas, que transforma energia mecânica em energia elétrica.

É essencial conhecer os recursos naturais de cada região para determinar qual será o tipo de usina que pode ser instalado para melhor aproveitar os potenciais energéticos daquela região.

A seguir, listamos os potenciais energéticos conhecidos que podem ser transformados em energia elétrica, e tipo da usina que deve ser instalada para aproveitar este potencial.

Tabela 3.1 – Potenciais energéticos e tipo de usina relacionada

Potencial Energético Tipo de Usina Geradora

Água Fluvial Usina Hidrelétrica

Raios Solares Usina Solar

Vento Usina Eólica

Queima de combustíveis fósseis Usina Termelétrica

Fissão e fusão nuclear Usina Nuclear

Nascentes Hidrotermais Usina Geotérmica

Gravitacional Usina Maremotriz

Queima de resíduos Usina de Biomassa

APLICAÇÃO

A aplicação de uma usina geradora de energia depende das condições geográficas e ambientas de determinadas regiões. Primeiramente, é necessário verificar os possíveis potenciais energéticos da região, pois cada ambiente possui potenciais diferentes em níveis diferentes. A partir disso, procura-se instalar o tipo de usine que aproveite o potencial energético de maior qualidade que a região em questão possui. Em seguida, verificam-se as condições geográficas e ambientais para a construção da usina. Cada usina necessita de condições especiais para o seu funcionamento adequado. A seguir, descrevemos algumas dessas condições para tipos diferentes de usinas.

4.1. Usina Hidroelétrica ou Usina Hidrelétrica:

Figura 4.1 – Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

Usinas hidrelétricas devem ser construídas onde exista um grande potencial energético por meio de água fluvial. Regiões onde exista rios largos e com desníveis consideráveis são regiões promissoras para a instalação de uma usina hidrelétrica.

Geralmente onde regiões que atendem essas características são localizadas distantes dos centros consumidores de energia.

Para a construção de uma usina deste tipo, é necessário muito espaço físico. Além do espaço físico é preciso observar os impactos ambientas que a construção da mesma irá ocasionar, pois é necessária a instalação de um reservatório extenso de água. Essa construção desse reservatório e o funcionamento em si da própria usina pode causar os seguintes impactos ambientas:

- Inundações em áreas extensas de produção de alimentos e florestas;

- Alterações fortes no ambiente e com isso prejudicar a fauna e a flores da região. Como exemplo, podemos citar a interferência na migração e reprodução de peixes e devastação da mata ciliar;

- Alterar o funcionamento dos rios;

- Gerar resíduos nas atividades de manutenção dos equipamentos da usina;

Toda a construção e planejamento da usina devem ser feito em conjunto com engenheiros ambientais para não prejudicar a flora e a fauna local. Os prejuízos do mal planejamento podem ser não somente para o meio ambiente, mas como até mesmo, resíduos do ambiente atrapalhar o funcionamento das turbinas, comprometendo assim a geração da energia.

4.2. Usina Solar:

Figura 4.2 – Usina de Sempa, em Portugal.

A transformação da energia solar em energia elétrica é com certeza a melhor opção de geração de energia no que diz respeito a impactos ambientais, pois esta não causa nenhum impacto ao meio ambiente. O potencial energético via raios solares, é também o mais abundante, pois o Sol irradia sobre a Terra anualmente algo equivalente a 10 mil vezes a energia consumida pela população mundial no mesmo período.

O aproveitamento da energia solar tem ocorrido em baixa escala, pois o custo de produção dos painéis é elevado. Futuramente, com o investimento adequado, as usinas solares poderão substituir outros tipos de usinas que causam um alto impacto ambiental.

A instalação deste tipo de usina normalmente é feita em regiões com baixa taxa de nebulosidade, onde na maior parte do ano, os dias são ensolarados. É interessante também fazer a instalações em regiões com baixa umidade relativa do ar e clima mais seco, pois assim, não há também um grande índice de pluviosidade, obtendo melhores resultados na geração.

A instalação consiste basicamente na instalação de painéis fotovoltaicos, por isso, regiões planas e elevadas são preferenciais.

Ironicamente, regiões onde possivelmente ocorreria um melhor aproveitamento da energia solar, que são as regiões próximas da linha do Equador, não há uma utilização abundante do potencial da energia solar. Isso ocorre, pois o custo dos painéis fotovoltaicos são muito caros, e as regiões localizadas nesta faixa do globo são, em sua grande maioria, regiões subdesenvolvidas, e não possuem condições de implantarem este tipo de estação geradora.

4.3. Usina Eólica:

Figura 4.3 – Usina Eólica da Prainha, Ceará.

A instalação deste tipo de usina requer estudos específicos sobre as condições climáticas. É necessário todo um estudo sobre o deslocamento das massas de ar durante o ano devido ao posicionamento do sol, e estudos sobre o relevo e a interferência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com