TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Empresarial

Projeto de pesquisa: Gestao Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.979 Palavras (12 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 12

GESTÃO EMPRESARIAL

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................4

2. ORÇAMENTO...................................................................................................5

3. ORÇAMENTO GERAL......................................................................................5

4. ORÇAMENTO FLEXÍVEL.................................................................................5

5. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO............................7

6. AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO LUCRO PRESUMIDO................................................................................................................8

7. ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA............................................................9

8. BALANÇO PATRIMONIAL..............................................................................10

9. DEMOSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICÍO....................................11

10. DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA................................................11

11. APLICAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS..........................................12

12. CONCLUSÃO..................................................................................................13

13. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.....................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Em tempos de economia global, onde cada vez mais o amadorismo e o improviso estão desaparecendo é indispensável a presença de um planejamento. No mundo de negócios atual onde inovações no processo de gestão empresarial são necessárias, informações são transmitidas a velocidade da luz, oportunidades de negócios surgem-nos mais diferentes locais do globo, para tanto a empresa que deseja permanecer e ampliar seu mercado tem que estar preparada para estes desafios entre outros.

Nesse contexto de uma economia global surge um dos fatores responsáveis para a obtenção do sucesso empresarial, o processo de planejamento financeiro. Por definição, o homem de negócios é objetivo e prático. Partindo desse principio vem-se de encontro ao planejamento financeiro das empresas, que visa dar a sustentação necessária para execução de planos estratégicos a curto e a longo prazo, direcionando toda a ação empresarial com vistas a atingir as metas orçamentárias previstas.

Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios.

O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual se pode destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas.

2. ORÇAMENTO

O orçamento serve para demonstrar como será o provável movimento de entrada e saída de numerários num determinado período. Visa orientar o empresário, para tomar decisões no caso de sobras ou faltas de caixa, criando condições para uma melhor administração do capital de giro, no que se refere à busca de empréstimos ou nas aplicações em excesso constitui um excelente elemento de apoio gerencial financeiro.

3. ORÇAMENTO GERAL

O Orçamento Geral é uma previsão das receitas e despesas anuais de uma empresa. Engloba o montante e a discriminação das despesas a efetuar, bem como a forma de as cobrir.

Inclui ainda a autorização concedida à Administração Financeira para cobrar receitas e realizar despesas.

4. ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O objetivo do Orçamento Flexível é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos.

Com a utilização do Orçamento Flexível, os desvios das metas são automaticamente divididos em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de ociosidade, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos. Os administradores das organizações, sempre querem relatórios de desempenho que identifiquem melhor algumas variações importantes entre os resultados orçados e os resultados efetivos.

Para que os administradores possam ter uma base melhor de análise, é utilizado um Orçamento Flexível. Também chamado de orçamento variável baseia-se no conhecimento dos padrões de comportamento dos custos e receitas. É preparado para uma faixa de níveis, e não apenas para um nível de atividades; é essencialmente um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividade. Os orçamentos flexíveis podem ser úteis tanto antes quanto depois do período em questão. Podem ser úteis quando os gestores estiverem tentando escolher uma dentre várias faixas de atividade para fins de planejamento.

Também podem ser úteis no fim do período, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos. A administração recebe a melhor ajuda possível com padrões e orçamentos cuidadosamente estabelecidos, que representem o que deve ser conseguido. Estes padrões devem basear-se em especificações de matérias primas, equipamentos e capacidade de recursos, e não no desempenho passado, pois este quase sempre oculta ineficiências passadas.

Os padrões atingíveis no momento são os mais usados porque geralmente têm o melhor efeito motivador e porque podem ser usados com uma série de finalidades, inclusive planejamentos financeiros, bem como para acompanhar o desempenho dos departamentos. Quando os padrões podem ser atingidos no presente, não há diferença lógica entre eles e os orçamentos. Um padrão é um conceito unitário, enquanto um orçamento é um conceito de totalidade. Em certo sentido, o padrão é o orçamento para uma unidade.

Os orçamentos flexíveis são adaptados às alterações dos níveis de atividade, e não a um só nível estático. Podem ser ajustados a um determinado nível de vendas ou de volume de produção, antes ou depois dos fatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com