TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Informação Do Conchecimento

Dissertações: Gestão Da Informação Do Conchecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

ARTIGO; GESTAÕ DA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

Relatório Final apresentado para avaliação na disciplina de gestão da informação e conhecimento do Curso de Administração

O AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES NA ERA DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

RESUMO

Este artigo estuda um novo cenário que se mostra presente nas empresas em todo o mundo. Desde a primeira Revolução Industrial até os dias atuais, houve grandes mudanças de ordem política, social e econômica. As empresas estão cada vez mais presentes nas economias dos países, gerando riquezas e status para as sociedades a que pertencem. Nas últimas décadas do século XX, notaram-se profundas e contínuas mudanças nas áreas tecnológicas e sociais e nas estruturas organizacionais das empresas, procurando atender a uma nova ordem que se aproximava do terceiro milênio: o mercado globalizado.

Palavras-chave: Tecnologia da informação, Ambiente Organizacional,Conhecimento.

1. INTRODUÇÃO

A nova onda que circunda as empresas nesta virada de século é o propalado mercado globalizado. Conseqüentemente, apareceram novas práticas nas áreas de produção, administração e gerenciamento da empresa como um meio social e cultural de produção de bens e serviços. É importante ressaltar que esta forma de buscar novos mercados e consumidores não é de hoje. Desde o século XVI, as nações já buscavam atingir este objetivo. Pode-se destacar como fatos históricos a época das grandes navegações, o mercantilismo, a primeira Revolução Industrial.

As empresas do século XXI deverão atender a um novo modelo organizacional, procurando adaptar-se aos novos procedimentos organizacionais. Tanto na área produtiva quanto administrativa e mercadológica, as práticas aplicáveis são de cooperação sócio-técnico através da relação capital e trabalho. As formas de gestão inovadora são de superação aos modelos implementados por Taylor, exigindo maior conhecimento e compreensão de todo o processo produtivo. (Passos, 1999, p.66).

REFERENCIAL TEÓRICO

Conhecimento é a representação de todas as habilidades, experiências e capacidades praticadas pelo indivíduo ou pela organização, combinando sentimento, inteligência e capacidade de realização em ciclos contínuos de inovação e interpretação (STYHRE, 2001).

Nesse foco, Peter Druker, já propunha a constituição de uma base de conhecimento na sociedade, contendo conhecimentos em rápida mudança o que possibilitaria uma ampla diversidade de aplicações sobre o conhecimento armazenado. Essa proposta reflete diretamente no modo de construir e administrar uma organização inovadora e suas competências, por meio da previsão e aceitação do novo, transformando suas idéias em tecnologia, produtos e processos (DRUKER, 1976).

De acordo com Dawson (2000), o conhecimento constitui um recurso crucial para o bom desempenho de qualquer organização e é a chave para a criação de mais valias. Através das mudanças que surgiram, explica-se a necessidade de se evoluir de uma perspectiva de Gestão da Informação, para um conceito mais alargado de Gestão do Conhecimento que trata de todos os aspectos relacionados com a forma como as pessoas desempenham funções baseadas em conhecimento.

Além das evoluções tecnológicas, a globalização também veio facilitar a criação de um ambiente de negócio, onde os recursos tecnológicos são disponibilizados a todas as organizações e clientes.

Através da Internet, as organizações podem chegar a mercados distantes com preços competitivos, permitindo assim às empresas inovadoras, a possibilidade de responder à especialização regional e à expansão dos mercados. Tais pressões estão a transformar, em todo o mundo, a natureza da produção e do trabalho, do emprego, das organizações, dos mercados e de todos os aspectos da atividade econômica com impacto no conhecimento, competências, capacidades e “know-how” necessário para o desempenho profissional (BURTON-JONES, 2001).

Problemática

A informática é parte integrante e indispensável neste novo ambiente organizacional. Sem a tecnologia da informação, as empresas tornam-se lentas e inoperáveis dentro dos padrões exigidos pela nova ordem, universo este de clientes internos e externos que estabelecem uma visão e princípios operacionais dentro do conceito de uma empresa atuante num mundo globalizado.

. O fator informação tem sido desde sempre realçado como determinante no processo de inovação, e em particular na inovação tecnológica, sendo geralmente aceite que fluxos de informação imperfeitos bem como ambientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com