TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira

Projeto de pesquisa: Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações.

Ela está diretamente ligada á economia e à contabilidade.

Finanças: Conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie (caixa) usados em transações e negócios com transferências e movimentação de dinheiro, onde há a necessidade de expor a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos.

Finanças fazem parte do cotidiano da Empresa, pois é ela quem controla seus recursos, principalmente na administração geral de nível tático, gerencial e estratégico em que se apura dados para a tomada de decisões na empresa.

A Administração Financeira é uma ferramenta utilizada para controlar de forma eficaz, no que diz a respeito de concessão de crédito para clientes , planejamento, análise de investimentos e de meios variáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa visando o desenvolvimento contínuo, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando melhores alternativas para a condução financeira.

Tal área é considerada como “sangue” da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta , sistêmica e sinérgica, passando o “oxigênio” ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente , possibilitando a realização das atividades necessárias , objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento mas o desenvolvimento e estabilização.

É por falta de planejamento e controle financeiro é que muitas quebram no terceiro ano de sua existência , apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias de informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestão financeira, se analisando detalhadamente para a tomada de decisão.

A administração Financeira pode ser divida em áreas de atuação, que podem ser entendidas como tipos de meios de transações ou negócios financeiros são estas:

Finanças corporativas: abrangem na maioria, relações com sociedades anônimas;

Investimentos: são recursos depositados de forma temporária ou permanente em certo negócio ou atividade da empresa, em que se deve levar em conta os riscos e retornos potenciais ligados ao investimento em um ativo financeiro, o que leva a formar, determinar ou definir o preço ou valor agregado de um ativo financeiro, tal como a melhorcomposição para os tipos de ativos financeiros.

Os mesmos, são classificados no Balanço Patrimonial em investimentos temporários e em ativo permanente (ou imobilizado), este último, deve ser investido com sabedoria e estratégia, visto que traz mais resultados se trabalhar com recursos circulantes por causa do alto índice de liquidez apresentado;

Instituições Financeiras:

São empresas diretamente ligadas à finanças, onde analisam os diversos negócios disponíveis no mercado de capitais, podendo ser aplicações, investimentos ou empréstimos, entre outros, determinando qual apresentará uma posição financeira suficiente à atingir determinados objetivos, analisados por meio dos riscos e benefícios do empreendimento, certificando-se sua viabilidade;

Finanças Internacionais:

São transações diversas podendo envolver cooperativas, investimentos ou instituições, mas que serão feitas no exterior, sendo preciso um analista financeiro internacional que conheça e compreenda este ramo de mercado.

Tipos de Sociedades, suas características, vantagens e desvantagens

Tipos de Sociedade Principais características Vantagens Desvantagens

Firma Individual É um negócio que pertence á uma única pessoa, cerca de 75% das empresas, são firmas individuais, geralmente são pequenos negócios. Ex: uma loja de roupas, uma lanchonete, entre outros O proprietário recebe todo o lucro; custos organizacionais baixos; renda inclusa e taxada na declaração de IR da pessoa física do mesmo, independência, sigilo, fácil dissolução. Oproprietário tem responsabilidade ilimitada, seu patrimônio pode ser utilizado para quitar dívidas, poder de conseguir recursos limitados, o que pode inibir seu crescimento, o proprietário tem que “por a mão na massa!”, dificilmente oferece um plano aos seus funcionários á longo prazo, não há continuidade quando o proprietário morre. |

Sociedade Limitada Consiste em dois ou mais proprietários operando juntos com fins lucrativos. Representa 10% dos tipos de negócios e são geralmente ,maiores do as Sociedades Anônimas. Ex: geralmente são sociedades de contabilidade de empresa aberta e corretagem de ações, muitas vezes tem um grande número de sócios. Pode conseguir mais recursos do que as firma individuais, maior poder de empréstimos devido ao maior número de proprietários, maior capacidade de raciocínio e de gerenciamento, renda inclusa e tributada na declaração de IR do sócio. Os proprietários têm responsabilidade ilimitada e talvez tenha de cobrir as dívidas de outros sócios, a sociedade é dissolvida quando um sócio morre, dificuldade para transferir ou liquidar sociedade. |

Sociedades Anônimas É uma entidade de negócios intangível, criada por lei. Denominada de “pessoa jurídica”, por ter o poder de um indivíduo, ela pode processar e ser processada legalmente, fazer e ser parte de contratos, adquirir propriedades em seu próprio nome. Constituem 15% de todos os negócios, são responsáveis por quase 90% das receitas de negócios e 80% dos lucros líquidos. Apesar de as SA’s estarem envolvidas em todos tipos denegócios,as indústrias são as principais responsáveis pela maior parte das receitas e lucros líquidos das SA’s. | Os proprietários têm responsabilidade limitada, o que garante que eles não podem perder mais do que investiram, podem aumentar seu tamanho devido á venda de suas ações, tais podem ser transferíveis prontamente, possui vida longa, pode contratar administradores profissionais, tem melhor acesso ao financiamento e possui alguns incentivos fiscais. Os impostos são maiores,pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com