TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira

Trabalho Universitário: Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 4

1. As principais decisões da Administração Financeira dentro das empresas são: planejamento financeiro, controle financeiro, atividades de investimento e atividades de financiamento. Os itens seguintes podem ser considerados decisões de INVESTIMENTO ou decisões de FINANCIAMENTO. Analise-os e classifique-os em relação a essas decisões, justificando sua resposta de acordo com os estudos desenvolvidos nessa disciplina.

a) A Intel decide gastar $500 milhões para desenvolver um novo microprocessador. (0,5 décimos)

R: A decisão da Intel foi de INVESTIMENTO, porque a mesma está visando o lucro que poderá obter na venda futura destes novos microprocessadores.

b) A Volkswagen decide levantar 350 milhões de euros por meio de um empréstimo bancário. (0,5 décimos)

R: A decisão da Volkswagen foi de FINANCIAMENTO, porque a mesma está gerenciando um fundo para suprir uma eventual necessidade, como problemas de despesas de sazonalidade, ou até mesmo problemas com fluxo de caixa.

c) A Petrobrás constrói uma tubulação (gasoduto) para trazer gás natural da Bolívia para o Brasil. (0,5 décimos)

R: A decisão da Petrobrás foi de INVESTIMENTO, porque a mesma está visando o lucro que poderá obter na venda do gás natural da Bolívia para o Brasil.

d) A Pierre Lapin vende ações para financiar a expansão de sua empresa de comercialização de títulos recentemente formada. (0,5 décimos)

R: A decisão da Pierre Lapin foi de FINANCIAMENTO, porque a mesma está gerenciando um fundo para suprir a necessidade de expansão da sua empresa, isso significa gastos com estrutura física própria, e não para obtenção de lucro.

e) A Novartis compra a licença para produzir e vender um novo fármaco desenvolvido por uma empresa biotécnica. (0,5 décimos)

R: : A decisão da Novartis foi de INVESTIMENTO, porque a mesma está visando o lucro que poderá obter na venda futura deste novo fármaco.

2. A empresa Tupiniquim Ltda. está preocupada com a gestão eficiente de seus recursos de curto prazo. Diante disso, auxilie o Gestor Financeiro da empresa analisando como os pontos seguintes afetarão o CAIXA e o CAPITAL DE GIRO LÍQUIDO. Elabore suas respostas de acordo com os conteúdos estudados nessa disciplina.

a) A empresa faz um empréstimo bancário de curto prazo e usa os fundos para quitar algumas de suas contas a pagar. (0,75 décimos)

R: Com o empréstimo a empresa estará aumentando seu passivo circulante, por mais que ela recebe este empréstimo aumentando seu caixa, e depois pagando suas contas a pagar, quando tiver que pagar a parcela do empréstimo, ela será maior em decorrência dos juros, ou seja, ela resolve o problema temporariamente, porém seu passivo circulante aumenta, ou seja, seu capital de giro líquido será negativo.

b) A empresa usa caixa em mãos para comprar matérias-primas. (0,75 décimos)

R: O caixa vai diminuir, porém em contra partida, está matéria-prima vai virar estoque de produto acabado, e ao ser vendido, seu valor volta para o caixa sendo o valor do produto mais o lucro, ou seja, seu capital de giro líquido será positivo.

c) A empresa recompra as ações em circulação. (0,75 décimos)

R: O caixa vai diminuir, porém seu ativo circulante irá aumentar, além do mais a empresa pode lucrar com uma venda futura destas mesmas ações. Mesmo com a compra, acredito que seu capital de giro líquido seja positivo.

3. Considere as seguintes informações sobre a empresa Fábrica da Arca de Noé Ltda:

- Aquisição de matéria-prima realizada em 01/07/2008, para pagamento em 02/08/2008.

- Estoque de produtos acabados vendidos em 01/09/2008, para receber em 01/10/2008.

- Empresa tem um desembolso total anual de R$ 6.000.000,00.

- Suponha um ano de 360 dias.

Com base na problemática acima, e responda às alternativas abaixo.

a) Calcule o ciclo operacional da empresa. (0,5 décimos)

R: CO = PMRE + PMRV = 62 + 30 = 92

PMRE = 01/09/08 - 01/07/08 = 62

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com