TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira E Orçamento Empresarial

Artigo: Gestão Financeira E Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão financeira e orçamento empresarial

Podemos entender que a gestão financeira compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que envolve desde o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa.

A gestão financeira visa maximizar os resultados esperados, tanto econômicos e financeiros que são decorrentes das atividades operacionais.

As atividades da gestão financeira são as análises, decisões e atuações relacionadas aos meios financeiros, tão necessários às atividades da empresa.

Assim sendo, a função da gestão financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros.

São determinadas as necessidades de recursos financeiros (planejamento de necessidades, relação e previsão de recursos, cálculo de necessidades, etc.

A gestão financeira trabalha na obtenção de financiamentos vantajosos, levando-se em conta os custos, prazos e demais condições previstas nos contratos.

O gestor aplica de forma criteriosa os recursos financeiros da empresa, atribuindo valor de prioridades e realizando uma análise financeira, verificando a viabilidade econômica e financeira dos investimentos.

Você sabe quanto sua empresa espera faturar no próximo ano? E nos três próximos anos? Qual sua projeção de custos e despesas? Como vai investir seus lucros? Ou melhor, quanto espera ter de lucro? Vai expandir, adquirir mais maquinário, contratar mais pessoas? E que retorno espera ter com estas ações e investimentos?

O Orçamento Empresarial é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro, geralmente de 1 a 3 anos, dependendo do setor de atuação, mas que pode chegar até algumas décadas, como frequentemente acontece em empresas de concessão e exploração.

O principal objetivo é estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário.

O orçamento de uma empresa geralmente é composto por:

Orçamento ou projeção de vendas

Orçamento de deduções de vendas e despesas variáveis (fretes, comissões, impostos, etc.)

Orçamento de custos da produção

Orçamento de RH ou mão de obra

Orçamento de gastos fixos ou gastos administrativos

Orçamento de investimentos

Após a elaboração do orçamento pelas áreas, com as informações disponíveis é possível a geração dos três relatórios considerados essenciais para a gestão de qualquer empresa:

DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício

BP - Balanço Patrimonial

DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa

Existem vários modelos de orçamento, como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com