TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Industrial

Artigos Científicos: Gestão Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 7

DESEMVOLVIMENTO

Para uma empresa de qualquer atividade vir a ter bons resultados e eficiência em suas tomadas de decisões futuras tem que haver conhecimento partindo de seus gestores. Para uma gestão bem sucedida e que venha a visar bons resultados é preciso conhecimento de alguns pontos importante pra a administração e contábilidade da empresa. Informações essas de definições conceituais e teóricas (creitério de rateio, custo por absorção, produtos em processo e produtos acabados) que são o suporte para elaborar o cálculo dos custos de unitários ultilizando as unidades equivalentes de produção, a formção do preço de venda com base nos custos e no mercado, a margem de contribuição, o ponto de equilibrio das empresas, o importante sistema integrado para gerar informções e as demonstrações contábeis que são de extrema inportância para ter o controle e saber se a empresa esta proporcionando bons resultados.

Os custos indiretos somente podem ser apropriados, por sua própria definição, de forma indireta aos produtos, ou seja, mediante estimativas, cristérios de rateio, previsão de comportamento de custos.

Ao estabelecer Critérios de Rateio para alocação de custos aos produtos, este vem carregados com certo grau de subjetivismo e com isso, a arbitrariedade sempre existirá nas alocações. Em alguns a arbitrariedade existente ocorrerá em nível aceitavél, em outras só será aceita por não haver alternativas. Existem recursos matemáticos e estatísticos capazes de solucionar esses prblemas, mas nem sempre é possivél sua utilização. A sujetividade já começa ao separarmos os custos das despesas quando realizamos essa tarefa para atribuir os custos aos produtos.

O Custeio por Absorção, também chamado Custeio Integral, é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da aréa de fabricação, sejam esses custos definidos como diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade, ou seja, o procedimento é fazer com que cada produto ou produção (ou serviço) absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados a fabricação. A principal distinção existente no uso do Custeio por Absorção é entre custos e despesas. A separação é importante porque as despesas são jogadas imediamente contra o resultado do período, enquanto que apenas os custos relativos aos produtos vendidos terão o mesmo tratamento.

Produtos em Processo, as contas são encerradas ao final de cada período. Comuns em empresas onde os produtos são padronizados e sua produção é em série. O procedimento básico deste sitema de custeio é o de acumular os custo incorridos de um período inteiro de um determinado departamento ou operação, e na sequência dividir pelo total de unidades produzidas neste mesmo período.

Produtos Acabados são os produtos pronto para venda aos clientes. No caso das editoras, os livros, as revistas, etc., cujo processo produtivo já esteja concluido, permanecendo estocados até a emissão do pedido de venda e das notas fiscais que autorizem a entrega para os clientes. O estoque de Produtos Acabados é avaliado pela soma de todos os custos incorridos no processo produtivo.

Unidades Equivalentes de Produção é quando equivalem em unidades acabadas aos custos acumulados nas unidades que estão em processo. Quando ficam produtos em processo no final do período, é preciso determinar o estágio de fabricação (grau de acabamento) em que se encontram essas unidades para poder distribuir os Custos de Produção entre as unidades concluídas e as que ficam em processo.

A Formação do Preço de Venda é um elemento essêncial da gestão econômica-financeira e mercadologica dasempresas. Os fatores importante para a Formação do Preço de Venda é a: Demanda (Mercado); Ação da Concorrência; Governo; Estratégia de Marketing e a Estrutura dos Custos. Sendo assim, os preços podem ser considerados considerados com base no mercado, nos custos e na combinação de ambos.

- Com base nos Custos dentre os métodos de formação de preços destaca-se a baseada nos custos de produtos, mercadorias ou serviços. Ou seja, o ponto de partida, inicialmente é a correta apuração dos custos para, na sequência, os gestores conseguirem calcular a atribuir o correto preço de venda.

O custo constitui, a rigor, o piso de preço de venda. Um valor de venda inferior ao do custo implica automaticamente em perda. ( BERTÓ e BEULK, 2005, p.264)

- Com base no Mercado, para as empresas obterem vantagens competitiva, nem sempre formar preço com base na margem de lucro esperada e dos custos e despesas envolvidas no processo produtivo dos bens ou consecução dos serviços são suficientes. Além dessas informações, a formção do preço de venda envolve o ambiente e o mercado onde a organização está inserida.

Margem de Contribuição é a diferença entre a Receita Total (Vendas) da empresa menos os seus Custos e Despesas Variáveis. É a parcela da Receita Total que ultrapassa os Custos e Despesas Variáveis e que contribuirá para cobrir despesas fixas, e ainda, formar o lucro. Segundo o SEBRAE existem várias vantagens de se conhecer a Margem de Contribuição, são elas:

● Ajuda a empresa a decidir que mercadorias mereçem maior esforço de vendas e qual será o preço mínimo para promções;

● Auxilia a administração da empresa a decidir pela manutenção ou não de determinados produtos;

● Avalia alternativas de reduzir preços e aumentar o volume de vendas.

O Ponto de Equilíbrio de uma empresa pode ser definido como nível de suas vendas, tanto quanto em quantida (fisíca), quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com