TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Industrial

Exames: Gestão Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  4.163 Palavras (17 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

custeio por ABSORÇAO 5

PRODUTOS EM PROCESSOS E ACABADOS; 8

Unidades euivalentes de produção 8

REFERÊNCIAS 18

1.1 <http://tportal da contabilidade 18

INTRODUÇÃO

Atualmente, o ambiente das empresas, independentemente do setor de atividade e do porte das mesmas, é caracterizado pelos mercados abertos, sejam eles nacionais ou globais, onde a competitividade se torna cada vez mais acirrada em termos da necessidade de promover mudanças rápidas e eficazes para sobreviverem (DUBOIS, KULPA e SOUZA, 2006).

Segundo Padoveze (2003), “competitividade de uma empresa pode ser definida, em sentido amplo, como sua capacidade de desenvolver e sustentar vantagens competitivas que lhe permitam enfrentar a concorrência”.Um dos fatores vitais dessas vantagens competitivas está relacionado à política de formação dos preços de seus produtos e serviços, uma vez que, num modelo de mercado aberto, o preço passa a ser efetivamente um regulador entre a oferta e a procura (BERNARDI, 1996).

No ambiente de mercado atual, a adequada determinação de preços de venda é questão fundamental para a sobrevivência e o crescimento das empresas, independentemente de seus portes e de suas áreas de atuação (WERNKE, 2005).

A política de formação de preços praticada pela empresa deve observar a lucratividade proporcionada por seus produtos e, principalmente, a sua estrutura operacional. Caso contrário, pode não atingir os seus respectivos equilíbrios operacionais e vir a comprometer a sua sobrevivência no mercado. O sucesso empresarial pode não ser conseqüência direta da decisão acerca dos preços.

Todavia, um preço equivocado de um produto ou serviço certamente causa sua ruína (BRUNI e FAMÁ, 2004)

Qualquer empresa deve gerar lucro operacional antes das despesas financeiras e dos impostos, a nível suficiente para remunerar o capital empregado, isto é, remunerar o acionista.

Conhecer bem do negócio da empresa, ter uma ferramenta adequada de apuração de custos, certamente irá ajudar a tomada de decisão.Este trabalho vem demonstrar os critério de rateio dos custos bem como os preço de venda análise custo /volume lucro e a importância de um sistema integrado.

A Contabilidade de Custos é o ramo das Ciências Contábeis que estuda os gastos ocorridos para aquisição de produtos ligados diretamente à atividade operacional da empresa.

Critérios de Rateio dos custos indiretos

. Custos Indiretos

Materiais, mão-de-obra e todos os demais custos de produção que não podem ser apropriados diretamente às unidades de custeamento.

O custeamento da produção industrial apóiase sobre fundamentos contábeis essenciais, aplicáveis em qualquer circunstância, tanto na atividade industrial, na prestação de serviços ou no comércio de mercadorias. Para melhor e mais aprofundado entendimento dos métodos e técnicas de custeamento, sua aplicação e utilidade, é imprescindível que sejam conhecidos os fundamentos que norteiam sua aplicação à atividade industrial. O custo é sempre direto ou indireto em relação a determinado produto. Por outro lado, só há custo indireto quando a empresa fabrica mais de um produto. Se a empresa fabrica apenas um produto, todos os custos de produção estarão, evidentemente, associados àquele produto.

O estabelecimento de critérios não apresenta maiores dificuldades que aquelas encontradas no outros sistemas de custos. A natureza dos custos e da "unidade de custeamento" indica a prioridade dos critérios a serem adotados. Com efeito, a coerência tem compatibilizado o estabelecimento dos métodos de repartição de valores com objetos desejados.No rateio destinado a apuração do custo por produto ou outra unidade de custeamento, vários são itens de custos e despesas a serem rateados. Entretanto, há de se observar que esses valores são, basicamente, Custos Indiretos e Despesas Complementares.Os Custos Indiretos de Fabricação rateáveis em relação às várias unidades de custeamento encontrar-se-ão classificados por natureza, resultando então que: Energia Elétrica, Depreciação de Equipamentos, Depreciação de Imóveis, , Telefones e Telex,Aluguéis (Incluindo de equipamentos), Viagens e Estadas, , Anúncios e outros custos indiretos, cada um deverá ter seus valores respectivos rateados em proporcionalidade , segundo critérios definidos compatíveis com a natureza de cada qual, e com as características próprias de cada organização.Os custos rateáveis são advindos do Sistema de Contabilidade Patrimonial, como: Suprimento de Material (Almoxarifado e Armazenagem etc.); Custos de Transporte, quando a organização possuir um sistema centralizado ou mesmo no caso de determinado veículo atender a demandas específicas e, finalmente, os custos Administrativos, devem sofrer rateio.É clara a importância de uma ótima eleição de critérios coerentes, uma vez que a alocação dos custos tem por objetivo proporcionar a determinação de um "justo valor" dos custos indiretos e das despesas rateados. Deve-se ter em conta que tudo aquilo susceptível de aumento e diminuição pode ser adotado como critério para a alocação de custo

Freqüentemente, utilizam-se como base de rateio algumas "variáveis / critérios" mais ou menos conhecidos. Mas, na estruturação e operacionalização de qualquer sistema de custeamento, outras opções de critérios são requeridas.

Na visão de Dubois et al (2007), quanto maior for à fidelidade do sistema de custeio relativamente ao processo produtivo, maior será a possibilidade que a empresa tem de obter informações de boa qualidade. Os autores também ressaltam que todos os métodos de custeios têm por objetivo a determinação do custo unitário de cada bem ou serviço produzido por uma organização. Os métodos visam à atribuição dos gastos apresentados pela entidade para cada um dos bens ou serviços que são produzidos.

Custos indiretos são, segundo, Bernardi (1998, p. 51), “(...) custos imputados aos produtos de forma indireta, ou seja, não há, por razões técnicas, operacionais ou de relevância,

Custos

Os custos são conceituados como os gastos efetuados na produção de bens ou na prestação de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com